Site icon Revistacarros

Hyundai reinventa o para-brisas

No CES de Las Vegas, provavelmente a maior feira tecnológica do mundo, a Hyundai revelou três novas tecnologias voltadas para o condutor, dois conceitos (um de iluminação do interior que reage de acordo com o estado de espírito do condutor, outro que interpreta as ondas cerebrais do condutor para aferir o seu estado de atenção na condução, entre outras coisas), e uma solução de informação e multimédia que deve iniciar a produção em massa já em 2027.

A tecnologia, desenvolvida pela MOBIS, o departamento de sistemas da Hyundai, tem um nome que se auto-explica: “Ecrã Holográfico para o Para-brisas”, foi criado em conjunto com a empresa global de ótica ZEISS, e é precisamente um ecrã transparente que apresenta uma projeção panorâmica de várias informações de condução, navegação e dados de infoentretenimento através do para-brisas dianteiro do veículo, estendendo-se desde o lugar do condutor até ao lugar do
passageiro.

Diz a marca coreana que a instalação de um elemento ótico especial no para-brisas dianteiro permite que os condutores acedam a diversas informações, garantindo simultaneamente uma sensação de abertura e espaço e uma maior segurança de condução através desta tecnologia inovadora.

INTERIOR CAMALEÃO
Outra das tecnologias mostradas no CES, o “Human Centric Interior Lighting”, faz com que o interior do carro mude a iluminação como um camaleão de acordo com o estado de espírito e a situação do utilizador. Este sistema de
iluminação inteligente pode implementar 32 padrões situacionais diferentes: redução do stress do condutor ou nervosismo, etc.

A principal tecnologia de tecnologia humana da Hyundai MOBIS chama-se “M.Brain”, um sistema que analisa a informação das ondas cerebrais do condutor para monitorizar estados de desatenção, como a condução sonolenta, em tempo real. Se a atenção do condutor diminuir, o sistema emite avisos
através de meios visuais (luzes LED de aviso à volta do banco do condutor), tácteis (bancos que vibram) e auditivos (altifalantes no apoio de cabeça).

 

 

Exit mobile version