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Hyundai NEXO bate novo recorde mundial de maior distância percorrida a hidrogénio

Uma equipa australiana que viajou ao volante de um Hyundai NEXO, um veículo elétrico fuel cell (FCEV), bateu o recorde mundial da maior distância percorrida por um veículo movido a hidrogénio com apenas um único depósito.

O piloto de rally australiano da Hyundai, Brendan Reeves, conduziu um NEXO personalizado com o objetivo de tentar quebrar o recorde mundial, tendo como ponto de partida Essendon Fields em Melbourne. Depois de percorrer 807 quilómetros focado na eficiência do veículo, Reeves chegou a Broken Hill ainda com o computador de bordo do automóvel a mostrar uma elevada margem de autonomia.

A viagem prosseguiu em direção a Silverton, uma cidade do interior nos arredores de BrokenHill, mais conhecida por ter sido o cenário do filme de ação pós-apocalíptico dos anos 80, Mad Max 2 (também conhecido como “O Guerreiro da Estrada”).

O veículo ainda conseguiu percorrer mais de cerca de 60 quilómetros antes do tanque de hidrogénio do Hyundai NEXO se esgotar, na estrada Wilangee, depois da estação Eldee. A distância total percorrida foi de 887,5 quilómetros, de acordo com o computador de bordo do próprio Hyundai NEXO, batendo o recorde mundial anterior de 778 quilómetros estabelecido pelo francês Bertrand Piccard, também ao volante de um Hyundai NEXO, numa viagem por França, de Sarreguemines a Le Bourget. Um representante da RACV esteve presente no início da viagem para selar o tanque do NEXO e um representante da NRMA confirmou essa mesma vedação no final.

A distância medida por uma unidade de GPS isolada a bordo do Hyundai NEXO registou 903,4 quilómetros, enquanto a distância do Google Maps indicava 905 quilómetros percorridos. No entanto, para efeitos de teste, o registo oficial da distância é o do próprio computador de bordo do NEXO. “Como piloto de rally, sempre quis bater um recorde mundial, mas nunca poderia imaginar que acontecesse desta forma”, afirmou o piloto do Hyundai NEXO, Brendan Reeves. “Quando saímos de Essendon Fields no início da manhã, achei o NEXO imediatamente fácil de conduzir –os controlos são intuitivos e fáceis de utilizar, a posição de condução excelente e os bancos muito confortáveis.

O Hyundai NEXO está no seu meio quando falamos de estrada aberta, com a sua elevada autonomia, um habitáculo tranquilo e refinado e, ainda, uma silenciosa e suave motorização elétrica fuel cell.”, salientou o piloto. “Estava constantemente a verificar a leitura da eficiência do Hyundai NEXO para maximizar a distância que estava a obter por quilograma de hidrogénio. Descobri que ao recorrer a técnicas de condução de rally, como olhar o mais longe possível na estrada, bem como dicas que aprendi com o meu pai para conduzir um camião de forma eficiente em longas distâncias, é realmente possível ir muito além da autonomia oficial do NEXO.”

A viagem teve uma duração de 13 horas e seis minutos, a uma velocidade média de 66,9 quilómetros por hora. O alerta de baixo nível de combustível do Hyundai NEXO acendeu primeiro aos 686 quilómetros, com mais de 200 quilómetros de alcance a partir daquele ponto. A luz de combustível começou a piscar após 796 quilómetros, com 90 quilómetros de autonomia restante.Durante a viagem, o Hyundai NEXO consumiu um total de 6,27 quilogramas de hidrogénio, a uma taxa de 0,706 quilogramas por cada 100 quilómetros.

O veículo purificou 449.100 litros de ar durante a viagem –o suficiente para 33 adultos respirarem por dia –e o seu tubo de escape de plástico emitiu apenas água em forma de vapor e gotículas durante a viagem. O Hyundai NEXO não emitiu CO2 ao longo de todo o percurso, enquanto um veículo com motor de combustão interna standard teria emitido cerca de 126 quilogramas de CO2 na mesma distância.

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