O Hyundai Motor Group apresentou a sua nova marca de software Pleos, bem como o seu sistema de infoentretenimento de próxima geração.
Começando por este último, o sistema de infoentretenimento Pleos Connect será lançado no segundo trimestre de 2026 e estará presente em mais de 20 milhões de veículos até 2030. É baseado no sistema operativo Android Automotive e apresenta uma interface semelhante a um smartphone que promete “funcionalidades únicas, personalizáveis e fáceis de utilizar”.
A Hyundai não divulgou muitas fotos, mas podemos ver um grande display independente que se assemelha ao encontrado nos modelos da Tesla. Essa não é a única semelhança, pois ambos têm um ecrã de mudanças e bateria no canto superior esquerdo. A fila inferior de “botões” também é inspirada no manual da Tesla e tudo parece uma imitação.
Embora possa faltar originalidade, a Hyundai afirmou que o sistema terá o Gleo AI, que permite o controlo inteligente do veículo com base no reconhecimento de voz. Com efeito, parece que podemos esperar um assistente digital com infusão de IA.
A empresa também mencionou um Pleos ID, que é um perfil de utilizador ligado a cada condutor. Graças à conetividade na nuvem, os proprietários poderão aceder ao seu perfil – e, presumivelmente, às suas predefinições – em qualquer veículo com base no Pleos Connect. Isto significa que poderá facilmente carregar as suas definições se tiver de pedir emprestado o veículo do seu parceiro durante o dia.
Para além do sistema de infoentretenimento, a Hyundai apresentou o Pleos como uma plataforma de software de ponta a ponta que integra chips e controladores de alto desempenho, sistemas operativos de veículos, sistemas de infoentretenimento, infra-estruturas de nuvem, gestão de frotas e soluções de otimização de mobilidade e logística.