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Hyundai Kauai Electric consegue recorde de 1.026 km de autonomia

O desafio era simples: com um único carregamento, cada carro seria capaz de percorrer mais de 1.000 quilómetros. Os SUV sub-compactos totalmente elétricos dominaram o teste, conhecido também como “hypermiling”, com facilidade, e só pararam por estarem sem energia exatamente a partir dos 1.018,7, 1.024,1 e 1.026,0 quilómetros.


Em relação à capacidade da bateria de 64 kWh, cada valor individual representa outro recorde, uma vez que o consumo de energia do veículo de 6,28, 6,25 e 6,24 kWh/100 km foram muito inferiores ao valor padrão de 14.7 kWh/100 km determinado pelo WLTP.

Todos os veículos Kauai Electric utilizados no teste eram veículos de produção em série quando chegaram a Lausitzring, pelo que a sua autonomia WLTP anunciada é de 484 quilómetros. Além disso, os três automóveis foram controlados alternando os condutores durante os seus três dias de utilização e o sistema de assistência dos veículos permaneceu intocado. Estes dois fatores são pré-requisitos fundamentais para a importância da missão de autonomia da Hyundai.

A Dekra, a organização especializada que desde 2017 tem vindo a operar em Lausitzring, assegurou que tudo ocorresse dentro do planeado durante a tentativa bem sucedida de registo de eficiência. Os engenheiros da Dekra asseguraram-se que tudo correu bem, monitorizando os veículos usados e mantendo um registo de cada uma das 36 mudanças de condutor.

A poupança de energia como um desafio
Uma vez que nenhum outro fabricante alguma vez realizou um teste tão prático como este, as estimativas avançadas foram correspondentemente cautelosas.
Os técnicos da Hyundai a trabalhar com Thilo Klemm, Chefe do Centro de Formação Após-Venda, tinham calculado uma autonomia teórica entre 984 e 1.066 quilómetros para uma condução simulada à velocidade média de trânsito na cidade. Isto foi um desafio para as equipas, porque conduzir de forma a poupar energia exigiu concentração e paciência.

Três equipas competiram entre si em Lausitzring: uma equipa de condutores teste da conceituada revista Auto Bild, uma com técnicos do Departamento de Após-Venda da Hyundai Motor Deutschland e outra equipa com membros do Departamento de Comunicação e Marketing de Produto.
Apesar do uso do ar condicionado não ter sido proibido, nenhuma das equipas quis correr o risco de uma condução com ar condicionado com uma temperatura exterior de 29ºC para não prejudicar os resultados de autonomia. Pela mesma razão, o sistema de entretenimento do Kauai Electric permaneceu desligado todo o tempo, sendo a energia disponível utilizada exclusivamente para a propulsão.

Apenas a luz de condução diurna permaneceu ligada, de modo a cumprir com os requerimentos legais de condução. Foram utilizados os convencionais pneus de baixa resistência Nexan Nfera SU1 no tamanho 215/55R17.
A velocidade média das equipas após percorrerem uma distância de mais de 1.000 quilómetros foi entre 29 e 31 km/h. Apesar de, à primeira vista parecer uma velocidade reduzida, o teste teve que ser realizado nas típicas condições de trânsito na cidade, incluindo horas de ponta e semáforos, assim como o limite de velocidade de 30 km/h em áreas de residência.

Indicador de nível de carga fiável
Na noite anterior aos testes, as condições dos três modelos Kauai Electric foram verificadas e pesadas pelos engenheiros da Dekra. Além disso, os peritos compararam os odómetros e selaram a interface dos diagnósticos de bordo, bem como a aba de segurança sob o tablier e sobre a rampa de carga no para choques dianteiro, para descartar qualquer manipulação do resultado. Depois, iniciou-se a viagem de quase 35 horas.

A frota elétrica da Hyundai conduziu então com cuidado, tranquilamente. A situação ficou mais animada durante as mudanças de condutores, quando foram discutidos tópicos como as configurações do controlo de cruzeiro, a visualização do consumo atual de combustível do computador de bordo, e a melhor, ou seja, a forma mais eficiente de abordar as curvas inclinadas de 3,2 quilómetros.

No início da tarde do terceiro dia, os primeiros avisos dos EVs apareceram no ecrã. Se a capacidade das baterias descesse para menos de oito por cento, o computador de bordo do Hyundai Kauai Electric recomendava que o veículo fosse trocado para uma fonte de energia.

Se a capacidade restante da bateria caísse para apenas 3%, mudariam para o modo de emergência, com uma redução total da potência do motor. No entanto, este fator não pareceu afetar os condutores, e com três por cento de capacidade residual, os veículos conseguiram mesmo assim percorrer cerca de 20 quilómetros na sua condução eficiente.

Outra descoberta importante durante o teste foi que o indicador do nível de carga do Hyundai Kauai Electric é bastante fiável e faz contagem decrescente das percentagens de acordo com o estilo de condução.
A zero por cento, o carro continua a conduzir durante vários metros, depois conduz até ficar sem energia e pára finalmente com um pequeno puxão, porque o travão de estacionamento do elétrico é ativado por razões de segurança.

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