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O Hyundai Ioniq 5 N vai participar em corridas numa prova específica. Chama-se classe eN1 e consistirá em corridas de velocidade, bem como em corridas eliminatórias individuais.

A nova série reflete a classe N1 do Elantra (Avante na Coreia do Sul) e não está limitada a um único fabricante ou a um único fornecedor de pneus.

O primeiro modelo N elétrico recebe muitas alterações em relação ao carro de estrada para o tornar mais adaptado às pistas. Para começar, a Hyundai cortou muito peso. Enquanto o Ioniq 5 N de estrada pesa até 2230 kg, o eN1 Cup Car perde quase 250 kg. O eN1 Cup Car reduziu quase 600 quilos e pesa apenas 1969 kg, apesar de ter um kit de carroçaria aerodinâmico completo com para-lamas salientes e uma enorme asa traseira.

A dieta foi conseguida através da montagem de um capô de plástico reforçado com fibra de vidro (FRP) e janelas de policarbonato. Também recebe jantes forjadas de 18 polegadas com pneus lisos e tem um habitáculo despojado com uma única bacquet. Embora o Ioniq 5 N eN1 Cup Car tenha sido submetido a uma dieta, vem com muito hardware que não se encontra no modelo normal. A Hyundai instala uma “cage” completa em conformidade com as normas da FIA, pneus slick de 18″ e um sistema de corte de alta tensão.

Outras alterações em relação ao Ioniq 5 N de estrada incluem uma suspensão ajustável com amortecedores de duas vias, um indicador de aviso de alta tensão e uma porta de carregamento deslocada para a traseira. Curiosamente, o carro de corrida mantém o truque do ruído falso do motor (N e-Shift) e as equipas poderão até escolher os seus sons favoritos. A função que permite mudanças de velocidade artificiais (N e-Shift) também foi mantida. O pré-condicionamento da bateria mantém-se, tal como o N Grin Boost que desbloqueia a potência máxima durante 10 segundos.

Os dois motores continuam a produzir uma potência combinada de 641 CV, tal como no Ioniq 5 N de estrada, de onde herdou também a bateria de 84,0 kWh. Os detalhes de desempenho não foram revelados, mas o percurso dos 0 aos 100 km/h deverá demorar cerca de três segundos, tendo em conta que o crossover elétrico de série faz o trabalho em 3,25 segundos com o N Grin Boost ativo.

Veremos o novo Ioniq 5 N eN1 Cup Car em ação pela primeira vez a 27 de abril, durante a ronda inaugural do 2024 Hyundai N Festival no Inje Speedium, onde a classe eN1 terá uma sessão oficial de treinos. Estão previstas um total de 10 corridas para o final deste ano.

Ricardo Carvalho

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