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O hidrogénio e as pilhas de combustível não estão a ser considerados como uma solução “para as massas” no domínio da mobilidade elétrica.

Apenas a Toyota, com o Mirai, a Hyundai, com o Nexo, a Honda e, recentemente, a BMW apostam nesta solução, que é muito interessante e válida especialmente para camiões e autocarros.

Mas, talvez as coisas mudem com o passar dos anos, porque agora a Hyundai informou-nos de que acordou uma cooperação em matéria de hidrogénio com a Skoda. De acordo com o comunicado de imprensa, a Hyundai Motor Company (que também inclui a Kia e a Genesis) e o Grupo Skoda assinaram uma aliança com várias intenções.

Mas atenção, porque um dos protagonistas é o Grupo Skoda e não a Skoda Auto. O site desta empresa, até agora desconhecida do grande público, apresenta comboios e elétricos. O Grupo Skoda inclui a empresa de tecnologia de transportes Skoda Transportation.
De acordo com a Hyundai, o plano é “trabalhar em conjunto para construir um ecossistema de hidrogénio”, o que não soa como a criação de um veículo a pilha de combustível Skoda. “Juntamente com o Grupo Skoda, esforçamo-nos por liderar o negócio do hidrogénio em rápido crescimento, criando sinergias positivas entre a nossa tecnologia de pilhas de combustível e os produtos e projectos de mobilidade do Grupo Skoda”, afirma Ken Ramirez, responsável pelo negócio do hidrogénio na Hyundai, entre outras coisas.

O CEO do Grupo Skoda, Petr Novotný, quer “trazer soluções inovadoras e amigas do ambiente para o ecossistema de mobilidade global e promover uma energia mais limpa nas áreas onde é mais urgentemente necessária”.
Não revela exatamente do que se trata. Talvez ainda nem saiba exatamente do que se trata, uma vez que é necessário realizar estudos sobre as possíveis aplicações das células de combustível de hidrogénio, mesmo para além da mobilidade.

A Hyundai está empenhada em fazer descobertas no domínio do hidrogénio com a marca HTWO. O SUV de célula de combustível Nexo é bem conhecido no sector dos veículos de passageiros, mas aparentemente foram vendidos tão poucos nos primeiros oito meses deste ano que já não aparece nas estatísticas de registo. O mesmo acontece com o Toyota Mirai.

Aparentemente, a Hyundai quer vender a sua tecnologia de células de combustível à Skoda, mas não à Skoda Auto, mas ao Grupo Skoda. Supostamente, estão previstos comboios de hidrogénio, talvez também unidades de armazenamento de energia… mas nada de automóveis, ao que parece.

Ricardo Carvalho

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