fbpx




Tal como a Toyota, a Hyundai é um dos poucos fabricantes de automóveis que ainda não desistiu completamente dos botões tradicionais. Encontrará um número razoável de botões da velha guarda mesmo nos produtos mais recentes.

De facto, já referimos anteriormente que os mais recentes Ioniq 5 e Tucson têm mais botões físicos do que antes. Uma nova investigação conduzida pela empresa mostrou que as pessoas tendem a preferir teclas rígidas para aceder a funções frequentemente utilizadas.

O Korea JoongAng Daily visitou o estúdio da Hyundai Design North America na Califórnia para saber mais sobre o que as pessoas querem com base nos estudos internos do fabricante de automóveis. O vice-presidente da HDNA, Ha Hak-soo, admitiu que a Hyundai ficou inicialmente impressionada com o revolucionário sistema de infoentretenimento da Tesla, com tudo incorporado num ecrã de grandes dimensões. No entanto, a empresa sul-coreana apercebeu-se posteriormente de que o acesso a quase todas as funções num ecrã não é a melhor solução.

“Tocar num ecrã tátil para regular a temperatura ou ajustar funções básicas pode ser uma distração. Em contrapartida, com botões físicos que estão sempre no mesmo sítio, os condutores podem confiar na memória muscular para manter os olhos na estrada. Não somos completamente contra os ecrãs táceis, mas alguns controlos devem estar facilmente acessíveis. Se a Hyundai refizesse a investigação a uma escala global, o resultado seria provavelmente o mesmo, uma vez que o senso comum sugere que uma disposição totalmente em ecrã tátil não é a solução ideal”.

Os ecrãs enormes podem ser uma distração e suscitam preocupações de segurança. No ano passado, Sang Yup Lee, Diretor de Design Global da Hyundai, salientou que “quando se está a conduzir, é difícil controlá-lo [o ecrã tátil], e é por isso que, quando se trata de uma tecla rígida, é fácil senti-lo e senti-lo”.

Embora os fabricantes de automóveis nunca o admitam, o facto de se livrarem dos botões e manípulos físicos deixa os contabilistas satisfeitos. Utilizar o mesmo ecrã em vários carros é uma excelente medida de redução de custos. Podia ser pior, pois a Tesla foi mais longe e até integrou a alavanca de velocidades no ecrã.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade