O aclamado i30 N e o seu irmão mais novo i20 N foram abandonados um ano depois de o Kauai N ter desaparecido da gama da marca.
O Ioniq 5 N, totalmente elétrico, caiu nas graças dos que tiveram a sorte de o testar, e ainda bem. Porque na Europa, o veículo elétrico que gosta de derrapar é agora o único automóvel totalmente N na gama da Hyundai.
O i30 N, rival do Golf GTI, e o seu companheiro mais pequeno, o i20 N, que competia com carros como o Ford Fiesta ST, foram postos de lado como parte do impulso da marca coreana para um futuro elétrico. Ambos os automóveis foram bem recebidos, e o i30 N, em particular, ajudou a estabelecer a marca N e a credibilidade da Hyundai aos olhos dos fãs europeus de hot hatches.
Leia também: Hyundai revela o concept Ioniq 5 NPX1 no Salão Automóvel de Tóquio
“A produção dos modelos ICE N cessou no mercado europeu a desde fevereiro, em conformidade com o nosso compromisso de oferecer aos clientes uma gama com zero emissões de gases de escape até 2035 e de funcionar de forma 100% neutra em termos de carbono até 2045”, afirmou a Hyundai em comunicado.
“No futuro, na Europa, a marca coreana está a desenvolver o Hyundai N como pioneiro dos veículos elétricos de alto desempenho. Os nossos clientes beneficiarão de desenvolvimentos tecnológicos que tornarão os VE ainda mais apelativos no futuro”.
A notícia não afetará as atividades N da Hyundai na América do Norte, onde nem o i30 nem o i20 são vendidos. O Kauai N deixou de ser vendido nos EUA em 2023, e o Ioniq 5 N ainda não chegou aos concessionários, o que significa que o único Hyundai quente disponível no país é o sedã Elantra N.