Após uma primeira apresentação no salão IAA Mobility 2021, em Munique, a empresa chinesa acaba de revelar a última versão do seu head-up display de realidade aumentada, o XHUD-AR.
O setor automóvel assiste atualmente ao aparecimento de novas tecnologias impulsionadas por intervenientes do mundo da alta tecnologia. A Huawei, conhecida por ter sido um dos maiores fabricantes de smartphones, tenta agora tornar-se um fabricante de automóveis elétricos, seguindo o exemplo da Xiaomi.
Mas a produção de automóveis, que só foi possível com a ajuda do fabricante chinês Chery, não é o único aspeto estratégico. A Huawei também pretende fornecer soluções de infotainment e de assistência à condução. A última inovação é um head-up display que visa oferecer uma experiência de condução mais imersiva e segura graças às novas tecnologias de projeção de informação e de análise do ambiente.
Enquanto muitos fabricantes oferecem head-up displays, e alguns até displays de realidade aumentada, como os produzidos pelo Grupo Volkswagen, o “XHUD-AR” da Huawei baseia-se em tecnologia de realidade aumentada capaz de projetar uma imagem virtual de 70 polegadas a 7,5 metros à frente do condutor. Ao contrário dos tradicionais head-up displays, que se limitam a sobrepor informações no para-brisas, este sistema funde dados virtuais com o ambiente de uma forma que é, a priori, mais imersiva.
Uma das inovações desta versão reside no seu algoritmo de compensação de vibrações. A Huawei terá desenvolvido uma solução anti-choque que mantém os ícones e os marcadores de navegação perfeitamente alinhados, independentemente dos caprichos da estrada. Além disso, o head-up display da Huawei está equipado com um sistema de previsão de trajetória que ajusta automaticamente os ícones de navegação para os manter sempre legíveis e precisos.
O XHUD-AR também incorpora várias caraterísticas de segurança e uma série de inovações. Estas incluem a navegação em tempo real com setas direcionais projetadas na estrada para indicar o caminho a seguir.
O sistema incorpora também um sistema de visualização do ângulo morto com uma janela de visualização, reconhecimento de peões e obstáculos através da marcação de peões e perigos, incluindo à noite. Por último, o sistema antecipa e indica as zonas onde o tráfego é suscetível de abrandar.
Embora a Huawei não comercialize diretamente veículos com a sua própria marca, a empresa está a trabalhar com vários fabricantes para integrar as suas tecnologias.
Entre as marcas que beneficiam das suas soluções contam-se a SAIC (que detém a MG), a BYD, a BAIC, a Seres, a Chery e a JAC, todas elas entre os maiores nomes do mercado automóvel chinês. De momento, a Huawei não diz qual será o primeiro modelo a incorporar esta nova tecnologia, nem quando estará disponível. E, embora a empresa chinesa afirme que vai vender os seus modelos na Europa em breve, seria sensato manter-se cauteloso.