Os produtos chineses evoluíram muito em termos de design, tecnologia, qualidade e luxo nas últimas décadas. Tanto assim é que a mais recente marca a emergir da República Popular – Maextro – pensa que pode rivalizar com as marcas mais opulentas da Europa, incluindo a Rolls-Royce, a Bentley e a Maybach. O seu modelo de estreia, o S800, promete uma grandeza semelhante por uma fração do preço.
Longe de ser um novato (ou um bizarro reboot do Austin Maestro), a recém-formada marca Maextro é uma joint venture entre o gigante tecnológico Huawei e o fabricante de automóveis chinês JAC. É também o quarto e mais ambicioso membro do projeto HIMA da Huawei, ocupando o seu lugar acima das colaborações Stelato (Huawei/BAIC), Luxeed (Huawei/Chery) e AITO (Huawei/Seres).
Como o primeiro modelo da nova marca, o novo Maextro S800 foi revelado antes do seu lançamento no mercado na primavera de 2025. O sedan elétrico apresenta um capô longo clássico, uma linha de tejadilho curva que se estende até à extremidade traseira e uma distância entre eixos impressionantemente longa.
Caraterísticas como as jantes que parecem inspiradas nas da Rolls-Royce, a entrada de ar cromada no para-choques inferior remete para as vibrações da Bentley e o tratamento bicolor do exterior faz lembrar a Maybach. Ainda assim, o Maextro S800 destaca-se pelas suas unidades de iluminação LED exclusivas e pelos puxadores das portas com um padrão em forma de estrela.
Yu Chengdong (também conhecido como Richard Yu), o CEO do Huawei Technologies Consumer Business Group, afirmou com orgulho que o Maextro S800 é maior do que 99,99% dos automóveis que circulam nas estradas chinesas. O modelo mede 5.480 mm (215,7 polegadas) de comprimento, 2.000 mm (78,7 polegadas) de largura e 1.536 mm (60,5 polegadas) de altura, com uma distância entre eixos de 3.370 mm.
Esta pegada é muito semelhante à do Mercedes-Maybach Classe S, que serviu de referência para o modelo chinês. Ainda assim, o Maextro S800 é 65 mm (2,6 polegadas) mais curto do que um Rolls-Royce Ghost, e 502 mm (19,8 polegadas) mais curto do que um Rolls-Royce Phantom EWB.
A empresa partilhou uma única fotografia do interior, revelando o tejadilho “céu estrelado” e materiais de primeira qualidade para os estofos.
Os assentos individuais na parte de trás sugerem uma configuração de quatro lugares e a cabina incluirá a mais recente tecnologia da Huawei, incluindo um sistema de assistência de IA e recursos de condução autónoma de nível 3.
O modelo será montado no Chassis Inteligente Tuling da Huawei. As especificações detalhadas do seu grupo motopropulsor totalmente elétrico serão anunciadas mais perto do lançamento no mercado.