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A Horse é uma joint-venture entre o Grupo Renault e a Geely, sediada em Madrid, com o objetivo de criar os motores eficientes do futuro.

E acabam de anunciar uma das suas primeiras criações, que é uma nova gama chamada Range Extender de motores elétricos de longo alcance que podem percorrer até 800 quilómetros.

De acordo com Patrice Haettel, CEO da Horse, “esta nova tecnologia Range Extender permite aos utilizadores entrar em zonas de baixas emissões nas grandes cidades enquanto conduzem como um carro elétrico puro. Mas quando a bateria se esgota, o utilizador tem mais 600 quilómetros de autonomia para viajar mais longe”.

O construtor já nos deu as primeiras pistas sobre este sistema de autonomia alargada. Para começar, temos com uma unidade de propulsão elétrica que será responsável pela condução das rodas em todos os momentos e que, graças à bateria instalada, lhe permitirá percorrer 200 quilómetros sem emissões. De acordo com a marca, a bateria tem metade do tamanho da de um carro elétrico puro, algo que se enquadra bem na autonomia declarada.

Para atingir o resto dos quilómetros de que falamos neste artigo, é incorporado um motor de combustão para alimentar um gerador elétrico. Há aqui uma diferença, pois este último seria de 50 kW (68 CV) para os veículos de passageiros e de 80 kW (109 CV) para os veículos comerciais ligeiros. Este bloco tem a única função de alimentar a bateria, mantendo-se sempre numa gama de rotações eficiente. Nunca acionará as rodas e, se houver demasiada energia na bateria, desligar-se-á.


O último pormenor importante deste Range Extender é que a bateria pode ser carregada a partir de uma fonte externa, incluindo um carregador de bordo. Isto permitiria utilizar mais eletricidade para as deslocações diárias, que são atualmente mais baratas, e poupar gasolina para outras ocasiões.

Se está a par das notícias do mundo automóvel, a descrição do Range Extender da Horse ter-lhe-á soado bastante familiar. Especificamente, e no âmbito da Aliança formada pela Renault, Mitsubishi e Nissan, esta última já comercializa o motor e-Power, tanto para o Qashqai como para o X-Trail, com algumas semelhanças.
No entanto, existe uma grande diferença entre as duas unidades de potência. O que acontece nos Nissan é que não têm um carregador externo para alimentar a bateria.

Ricardo Carvalho

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