A marca anunciou um investimento de 58 mil milhões € para o desenvolvimento de novos automóveis 100% elétricos, assim como para a produção de baterias.
O avultado investimento abrangerá as áreas de eletrificação e de ‘software’, assim como a produção de baterias –, e o volume de produção anunciado atingirá mais de 2 milhões de automóveis por ano.
O objetivo da marca é apresentar pelo menos 10 modelos elétricos até 2025 – 2 dos quais já se encontram a serem desenvolvidos em conjunto com a GM (General Motors), numa parceria que permitirá à Honda introduzir “novos veículos elétricos acessíveis» a partir de 2027.
Há planos para a construção de fábricas na China, nas províncias de Cantão e Wuhan, assim como uma linha de produção na América do Norte, esta última ainda não divulgada em termos de localização.
O fornecimento de baterias ocorrerá através da aliança com a GM, mas em ‘cima da mesa’ também está a possibilidade da criação de uma empresa conjunta para a respetiva produção. A empresa continuará ainda a colaborar para o efeito com a chinesa CATL e com a japonesa Envision AESC.
Até 2025, a marca pretende avançar com a investigação e o desenvolvimento de baterias de próxima geração, construindo uma unidade industrial para baterias de estado sólido. A marca investirá 315 milhões de euros nesse projeto «com o objetivo de ficar operacional na primavera de 2024», perspetivando a comercialização das novas baterias a partir de 2025.