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A Honda e a Isuzu deram hoje início a uma nova fase de testes de demonstração nas estradas públicas do Japão do Giga Fuel Cell, um camião pesado equipado com pilhas de combustível que está a ser desenvolvido em conjunto pelas duas marcas.

Ambas acreditam que a tecnologia das pilhas de combustível – que usa o hidrogénio como combustível para a produção de energia – será uma solução eficaz para se atingir a neutralidade carbónica.

Honda e Isuzu iniciam hoje testes de demonstração de camião a hidrogénio em estradas públicas no Japão

Entre as vantagens da sua utilização no segmento dos veículos de transporte pesados, destaca-se a capacidade de condução em longas distâncias, a grande capacidade carga e o abastecimento rápido.

Os testes agora iniciados deverão decorrer até setembro de 2024, com o objetivo de introduzir o modelo final no mercado já em 2027.

O Giga Fuel Cell – da categoria de 25 toneladas – recorre a pilhas de combustível com uma potência total de 421 kW e está equipado com um depósito de hidrogénio de 56 kg. O motor produz 320 kW de potência – o equivalente a 435 cavalos – e a autonomia prevista é de cerca de 800 quilómetros.

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