fbpx




A Honda Motor Co., Ltd. anunciou que a Honda e a IBM assinaram um Memorando de Entendimento que define a intenção de ambas as empresas colaborarem, a longo prazo, na investigação e no desenvolvimento conjunto de tecnologias de computação de próxima geração, necessárias para
ultrapassar desafios relacionados com a capacidade de processamento, o consumo de energia, e a complexidade de design para a concretização de futuros Veículos Definidos por Software (SDV).

É esperado que a aplicação de tecnologias de inteligência artificial acelere amplamente em 2030 e em diante, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de SDVs. A Honda e a IBM antecipam que os SDV irão aumentar drasticamente a complexidade do design, o desempenho de processamento e o correspondente consumo de energia dos semicondutores, em comparação com os produtos de mobilidade convencionais.

Para resolver os desafios previstos e criar SDVs altamente competitivos, é fundamental não só desenvolver capacidades de investigação, como também tecnologias de computação de próxima geração. Com base neste acordo, as duas empresas começam a considerar oportunidades conjuntas de investigação e desenvolvimento a longo prazo. Em particular, o Memorando de Entendimento determina potenciais áreas de investigação conjunta de tecnologias especializadas de semicondutores, tais como computação inspirada no cérebro2 e tecnologias de chiplets, que visam melhorar drasticamente o desempenho de processamento enquanto, simultaneamente, diminuem o consumo de energia.

A otimização conjunta de hardware e software é importante para garantir um elevado desempenho e um rápido posicionamento no mercado. Para obter esses benefícios e gerir a complexidade do design de futuros SDV, as duas empresas também planeiam explorar soluções de software abertas e flexíveis. Através desta colaboração, as duas empresas esforçar-se-ão por criar SDVs que apresentem o melhor desempenho de computação e de poupança de energia do mundo

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade