O Honda Civic Type R continua a somar recordes pelos circuitos onde corre. O último dos quais foi agora conqistado no circuito de Suzuka, Japão, pela mais recente evolução do tracção dianteira japonês, denominada Limited Edition. Quem ficou surpreendido foi o Mégane RS Trophy-R.
À procura de mais um recorde, enquanto modelo de produção de tracção dianteira mais rápido do mercado, o Honda Civic Type R Limited Edition entrou no circuito de Suzuka, para fazer, como volta mais rápida, dois minutos, 23 segundos e 993 milésimos de segundo. Batendo, assim, em cerca de 1,56s, o recorde que pertencia ao Renault Mégane R.S. Trophy-R.
A (última) conquista de Suzuka aconteceu em Fevereiro deste ano, durante a fase final de desenvolvimento desta nova versão, com a unidade de desenvolvimento a apresentar as mesmas especificações técnicas aplicadas nas unidades de produção, sem quaisquer modificações ou apêndices aerodinâmicos acrescidos.
De referir que o Honda Civic Type R Limited Edition é, desde logo, 47 kg mais leve que o Civic Type R “normal”, graças à inclusão de vários componentes ultra-leves e um interior mais despido, além de evoluções na suspensão e na direcção.
Esta versão mais especial do Type R conta ainda com jantes BBS específicas de 20″, revestidas por pneus de alta performance Michelin Pilot Sport Cup 2, além de amortecedores modificados a procurarem optimizar esta nova escolha de rodas, assim como uma direcção recalibrada para maior controlo e feedback.
Em termos de motor, o Honda Civic Type R Limited Edition mantém o já conhecido quatro cilindros 2.0 litros VTEC Turbo da versão standard, embora a debitar 320 cv às 6500 rpm e um binário máximo de 400 Nm, entre as 2500 e as 4500 rpm. Argumentos que, conjugados com caixa manual de seis velocidades, permitem ao tracção dianteira nipónico acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.