Imagine que tem uma avaria ou um percalço com o carro numa estrada e tem de parar? Todos conhecemos a teoria de como atuar nestes casos, de como devemos sinalizar a nossa posição, mas a situação pode ficar comprometida se a estrada não tem sinalização no piso, se é de noite ou se a visibilidade é escassa.
Agora imagine que pode sinalizar a sua posição até um quilómetro de distância apenas com um movimento do braço e sem ter de sair do carro… Seria um sonho?
Para que serve?
Já sabemos que em caso de emergência ou avaria, devemos sinalizar a nossa posição com as luzs de emergência do nosso carro, vestirmos o colete refletor e depois sair do carro para colocar o triângulo de pré-sinalização. Estas duas últimas ações colocam-nos em situação de ser necessário caminhar exposto ao trânsito durante pelo menos 50 metros, ou seja, 80 passos qualquer coisa como 10 a 15 minutos. Trata-se de uma situação que, em caso de franca visibilidade (noite, neblina, nevoeiro) pode implicar um total risco desmedido. Em Espanha utiliza-se uma forma mais simples de sinalizar a sua posição e a do carro de uma forma segura. Graças ao Help Flash, um dispositivo luminoso desenvolvido por uma “start-up” galega, podemos tornar o nosso carro visível de forma imediata e sem necessidade de sair lá de dentro. Basta levantar o braço pela janelas e colocar o equipamento onde for mais visível. Para além da sua função como luz de emergência, o Help Flash dispõe de uma segunda utilidade. Podemos ativar uma luz branca em modo lanterna que ilumina 360 graus e permite-nos ter ambas as mãos livres para, por exemplo, trocar uma roda sem problemas de iluminação ou realizar alguns teste em segurança.
Criado pela Netun e lançado no país vizinho em 2016, onde, desde julho de 2021, passou a ser legalmente admitido como alternativa ao tradicional triângulo de sinalização, esta luz de aviso está já em comercialização também em Portugal e, nomeadamente, nos pontos de venda com os quais a Netun celebrou parcerias. Como é o caso da Carglass, da Norauto e do El Corte Inglês, além do próprio site da empresa, locais onde o Help Flash pode ser adquirido pelo preço recomendado de venda ao público de 29,99 euros.
Como funciona
O Help Flash é de utilização legal e foi desenhado para sinalizar avarias durante a noite ou em condições de baixa visibilidade e todo o tipo de situações meteorológicas, como chuva intensa ou neblina. O dispositivo ativa-se em contacto com a chapa do carro ou do depósito da moto. Nesse momento ativa-se uma luz âmbar intermitente com um sinal de flash triplo visível em todas as direções até um quilómetro de distância. Tem tecnologia LED que lhe confere uma autonomia de mais de duas horas e meia em modo de emergência, enquanto que com a luz branca da lanterna pode funcionar de forma ininterrupta durante cinco horas. O Help Flash não precisa de cabos e funciona com uma pilha alcalina de 9 volts do tipo 6LR61.
A quem se destina este equipamento?
O Help Flash é para todos os condutores, mas será uma ajuda especial a coletivos com mobilidade reduzida ou em circunstâncias especiais como mulheres grávidas, pessoas mais velhas e inválidos. Será ainda de especial utilidade para motoristas cujo protocolo de emergência é mais complicado. O Help Flash ocupa pouco espaço e funciona igualmente colocado no depósito de combustível.
Em Portugal
De resto e porque a utilização desta última tecnologia exige autorizações da parte das autoridades de cada país, a Netun está, neste momento, em negociações com a Comissão Europeia, no sentido de conseguir fazer do Help Flash iOT uma solução legal e obrigatória, não apenas em Espanha, mas em todos os estados-membros da União Europeia (UE).
Em Portugal, onde as conversações também decorrem, a empresa espanhola tem como ambição conseguir vir a conquistar cerca de 30 por cento do parque rolante, graças também a uma campanha de descontos para frotas.