Esta caravana não está à venda em Portugal e, infelizmente, a situação não vai mudar porque continuamos em total inimizade com a Rússia após a sua invasão da Ucrânia e, em segundo lugar, porque o motor não é compatível com as normas europeias de emissões.
Leia também: Lada Niva ainda vive! Agora com 124 CV
Concretamente, esta autocaravana foi equipada com uma cozinha (fogão, lava-loiça, frigorífico de 60 litros e armários de arrumação), casa de banho com sanita e chuveiro, zona de estar para duas pessoas com mesa rebatível, bem como uma caldeira de cinco litros e depósitos para águas limpas (70 litros) e águas cinzentas (40 litros).
Recorde-se que a carrinha de campismo Lada Niva, tal como o todo-o-terreno convencional, tem tração integral com uma caixa de redução e bloqueio do diferencial central para manter uma distribuição 50/50 da potência mecânica em cada eixo. A generosa distância ao solo de 24,5 cm é também um fantástico aliado nas deslocações fora de estrada.
Mas claro que nem tudo seria positivo, pois o motor a gasolina de 1,7 litros naturalmente aspirado com 84 CV não facilita a obtenção da velocidade de cruzeiro desejada. Em suma, seria como recuar várias décadas e viajar, no máximo, a velocidades de estrada secundárias.
O consumo também não estaria do nosso lado, embora, tendo em conta o custo deste veículo, muitos não se importariam de pagar mais pela gasolina. De qualquer forma, agora que as autocaravanas e as autocaravanas estão mais caras do que nunca, um simples Niva transformado em casa poderia ser uma solução mais do que válida, mas vamos ficar com o desejo…