fbpx




A Lamborghini e a Polizia di Stato italiana estão a celebrar o 20º aniversário de uma parceria que começou em 2004 com a entrega de um Lamborghini Gallardo. Desde então, a polícia tem confiado nos supercarros de Sant’Agata Bolognese, e não apenas para operações de patrulha.

De facto, os Lamborghini “uniformizados” foram os protagonistas de mais de 200 transportes de emergência de órgãos em toda a Itália, bem como de mais de 1500 eventos de educação rodoviária nas últimas duas décadas.

A colaboração entre a Lamborghini e a Polícia Italiana começou com a entrega do primeiro Lamborghini Gallardo 510-4 à Polícia Estatal de Roma e o primeiro transporte teve lugar no mesmo ano.

Equipado com um motor V10 de 5 litros de aspiração natural, o Gallardo foi utilizado como veículo de patrulha e de operações de emergência durante quatro anos. Um segundo Gallardo, especialmente equipado com um compartimento refrigerado para o transporte de órgãos, foi entregue a Bolonha em 2005.

Em 2008 foi a vez de um novo Gallardo, novamente com o V10, mas com 5,2 litros de cilindrada e 560 CV, para uma velocidade máxima de 325 km/h. Para além de ser utilizado em missões de autoestrada, estava equipado com um desfibrilhador e um compartimento refrigerado para o transporte de órgãos. Também não faltavam as “operações” sociais, como desfiles de polícia e corridas de automóveis clássicos.

Em 2014 e 2017, a Polizia di Stato recebeu dois Lamborghini Huracán LP 610-4. Com 610 CV, tração integral e aceleração dos 0-100 km/h em 3,2 segundos, o antepassado do Temerário estabeleceu novos padrões em termos de desempenho e tecnologia. Chamados a desempenhar as funções do Gallardo, foram também utilizados para fins de educação rodoviária.

A mais recente adição à frota, o Lamborghini Urus Performante, foi entregue em dezembro de 2023. Sob o capot está um bloco V8 twin-turbo de 666 CV que assegura uma aceleração de 0-100 km/h em 3,3 segundos. Equipado com equipamentos de segurança de última geração, o SUV dispõe ainda de acessórios dedicados ao transporte de órgãos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade