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GT-R, 370Z e Navara poderão abandonar a Europa

A Nissan vai encetar um plano de redução de despesas gigante que pode fazer algumas vítimas menos interessantes. Em primeiro lugar, a agência noticiosa Reuters avança que os cortes obrigarão ao encerramento da marca Datsun.

Tendo em conta que o foco da Nissan passa por apoiar-se mais na parceira de aliança Renault, com o qual partilhará mais produtos, e ainda mais nos SUV, crossovers e comerciais na Europa. Ou seja, esta decisão deverá culminar na saída dos modelos desportivos do Velho Continente, nomeadamente o GT-R (na imagem) e o 370Z.

O objetivo será prescindir de nicho no mercado europeu, apostando em mercados mais rentáveis como o norte-americano e o chinês. Como tal, a reestruturação da Nissan na Europa poderá implicar também o encerramento da fábrica em Barcelona, o que a confirmar-se ditará o fim da pick-up Navara para o nosso mercado.

A única fábrica que continuará em funcionamento deverá ser a de Sunderland (no Reino Unido), onde atualmente são feitos o Juke e o Qashqai. De modo a apoiar a continuidade da fábrica, deverão passar a ter a companhia dos Renault Captur e Kadjar.

Isto significa que a dupla de SUV de ambas as marcas passará a ser mais alinhada do que é atualmente. Portanto, a garantia dos SUV Qashqai, Juke e X-Trail está garantida, sendo que a gama deverá ser enriquecida em breve com o SUV elétrico Ariya. Em sentido contrário a esta tendência de “downsizing” europeu, a marca premium Infiniti será uma aposta maior no Velho Continente.

A própria relação entre a Nissan e a Renault deverá sofrer alguns ajustes. A marca nipónica ficará incumbida de desenvolver crossovers híbridos, a gasolina e elétricos que, alegadamente, também serão comercializados com símbolo Renault. Do lado dos comerciais e dos citadinos, será a marca francesa a liderar o processo de desenvolvimento, com os nipónicos a adotarem uma política de “badge engineering”.

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