Revistacarros

Grupos PSA e Total criam joint-venture dedicada ao fabrico de baterias

A PSA/Opel e a Total/Saft assinaram um acordo para a criação da joint-venture ACC. Yann Vincent é nomeado Diretor Geral e será responsável pela sua implementação e desenvolvimento. Ghislain Lescuyer é nomeado Presidente do Conselho de Administração.

Com esta associação, os dois parceiros criam um ator mundial de referência no desenvolvimento e fabrico de baterias para a indústria automóvel, que começará a operar a partir de 2023 ao melhor nível de performance.

A Total/Saft contribui com a sua experiência em matéria de Pesquisa & Desenvolvimento e de industrialização, e o Groupe PSA com o seu conhecimento do mercado automóvel e de produção em massa.

O Centro de P&D de Bordeaux e a Fábrica-Piloto em Nersac, em França, já se encontram numa fase inicial de operação, de modo a permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células de iões de lítio de elevado desempenho. No final desta fase inicial de P&D, segue-se a produção em massa, com base nas duas “GigaFactories” de Douvrin (França) e Kaiserslautern (Alemanha).

Este projeto tem os seguintes objetivos:
– Responder aos desafios da transição energética através da redução da pegada ambiental dos veículos ao longo de toda a sua cadeia de valor, com o objetivo de proporcionar aos cidadãos uma mobilidade limpa e acessível.
– Produzir baterias para veículos elétricos que estarão ao melhor nível tecnológico em termos de performance energética, autonomia, tempo de carregamento e pegada de carbono.
– Desenvolver a capacidade de produção indispensável para suportar o crescimento da procura por veículos elétricos, num mercado europeu estimado em 400 GWh de baterias, até 2030, ou seja, 15 vezes mais do que o atual mercado.
– Assegurar a independência industrial europeia tanto em termos de conceção como de fabrico de baterias, inicialmente com uma capacidade de 8 GWh, pretendendo-se atingir uma capacidade acumulada de 48 GWh, em ambas as fábricas, até 2030. Tal corresponderá à produção de 1 milhão de veículos elétricos por ano, representando mais de 10% do mercado europeu.
– Posicionar a JV como um protagonista competitivo para fornecer os construtores de veículos elétricos.

Este projeto beneficia de um apoio financeiro dos governos francês e alemão no valor de 1,3 mil milhões de euros. Recebeu o aval das instituições europeias através de um projeto IPCEI, o que demonstra o seu papel estratégico para a transição energética da mobilidade. O investimento total do projeto ultrapassa os 5 mil milhões de euros.

Exit mobile version