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O Grupo Renault anuncia a sua estratégia para a concepção e produção de baterias para Veículos Elétricos (EV) em França.

Marco importante no roteiro ‘Renaulution’, a estratégia do Grupo para as baterias ganha vida através da assinatura de duas grandes parcerias: com a Envision AESC – um protagonista à escala global na tecnologia de baterias e líder mundial nas fábricas de baterias inteligentes, digitalizadas e com baixo teor de carbono, e um parceiro de longa data da Nissan – e a Verkor, a start-up sedeada em Grenoble, especializada no desenvolvimento de células de baterias EV.

Esta estratégia ajudará o Grupo Renault a tornar-se um protagonista ainda mais competitivo e eficiente no campo dos EV, a acelerar a sua transformação industrial e a atingir os objetivos de transição ecológica.

Estas duas recentes parcerias estão alinhadas com os programas já existentes no seio do Grupo Renault, em especial com o acordo histórico com a LG Chem que, atualmente, fornece módulos de bateria para a gama de modelos elétricos da Renault e para o próximo MéganE. Paralelamente, estão em curso discussões com a ACC para uma potencial adesão ao ecossistema a partir de 2027. A investigação também continua no seio da Aliança para o lançamento da tecnologia de baterias sólidas a partir de 2030, com o projecto ASSB (All Solid-State Battery technology).

Como parte da sua estratégia para os Veículos Elétricos, o Grupo Renault aliou-se à Envision AESC que irá desenvolver uma gigafábrica em Douai com uma capacidade de 9 GWh em 2024 e com o objetivo de chegar aos 24 GWh até 2030.

Como ramo dedicado às baterias da companhia global de tecnologia “verde” Envision Group, a empresa irá investir até 2 mil milhões de euros para produzir a mais recente tecnologia de baterias com custos competitivos, baixas emissões de carbono e seguras para modelos elétricos, incluindo o futuro R5. Graças a esta parceria, a Envision AESC prevê criar até 2.500 novos empregos até 2030.

A proximidade da gigafábrica da Envision AESC com as unidades de produção da Renault ElectriCity em Douai, Maubeuge e Ruitz, traduz-se na criação de 700 postos de trabalho adicionais na região de Hauts-de-France, o que significa que o Grupo Renault pode aumentar significativamente a sua vantagem competitiva e melhorar muito a eficiência da sua cadeia de produção de Veículos Elétricos.

A gigafábrica de Douai abre caminho para a produção de baterias de baixo teor de carbono como parte dos objetivos delineados no Acordo Verde Europeu (Green Deal) e para o desenvolvimento de soluções de reciclagem em circuito fechado para os resíduos de produção e para as baterias em fim de vida.

De acordo com os compromissos assumidos pelo Grupo Renault, isto contribuirá significativamente para alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050, com as vendas de Veículos Elétricos (EV) a representarem 90% de todas as vendas da marca Renault até 2030.

Ricardo Carvalho

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