fbpx




O Grupo PSA considera que estar em perfeito alinhamento com o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos é um fator determinante para a pertinência da sua oferta.

Assim, os veículos dos segmentos C e D, que vão das berlinas até aos SUV, e que serão lançados a partir de 2023, em diferentes regiões do mundo, irão dispor desta nova plataforma elétrica de elevada performance: eVMP (electric Vehicle Modular Platform).

A plataforma eVMP concentra todo o know-how de engenharia do grupo, com uma capacidade de energia embarcada de 60 a 100 kWh, bem como uma arquitetura otimizada, que permite explorar, na íntegra, o espaço no piso inferior das viaturas para o alojamento da bateria.

Ao conseguir armazenar 50 kWh por metro disponível entre os eixos, esta plataforma posiciona-se como referência no mercado de veículos elétricos, podendo, assim, garantir uma autonomia 100% elétrica entre os 400 km e os 650 km (ciclo WLTP), dependendo da silhueta.

Para fornecer uma solução de elevado rendimento, adaptada a todas as necessidades de mobilidade, em qualquer ponto do planeta, poderão ser propostas variantes híbridas para determinados mercados, com base nesta plataforma elétrica de elevado desempenho.

Para lá das prestações técnicas de alto nível, a eficiência da eVMP também assenta na otimização dos custos de Investigação & Desenvolvimento (I+D) e de industrialização. Esta otimização consegue-se através do recurso a diferentes subconjuntos e a potentes módulos de baterias já existentes.

Em complemento, o processo industrial foi alvo de um estudo para obter-se o máximo de sinergias com os meios existentes nas nossas fábricas, permitindo limitar os investimentos. Numa lógica de verticalização dos componentes elétricos, esta plataforma complementa os componentes desenvolvidos e fabricados no Grupo PSA ou os que decorrem do conjunto das suas joint-ventures ao nível dos e-motors ou ACC.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade