Revistacarros

Great Wall vai fechar a sua sede europeia e pôr travão na expansão

As coisas não estão a correr muito bem para o construtor automóvel chinês Great Wall Motors na Europa, uma vez que a empresa vai, alegadamente, encerrar a sua sede em Munique, na Alemanha, despedindo todo o pessoal, incluindo a equipa de gestão.

Os modelos da GWM continuarão a ser vendidos nos mercados europeus existentes, mas uma expansão anteriormente planeada para outros países está a ser cancelada. A decisão de encerrar a sede europeia foi muito provavelmente tomada devido ao abrandamento das vendas da gama da marca no Velho Continente. Em 2023, a Great Wall vendeu um total de 316.018 unidades nos mercados estrangeiros, mas apenas 6.300 dessas unidades acabaram na Europa. Note-se que o construtor adiou recentemente o seu objetivo de vender 1 milhão de automóveis fora da China de 2025 para 2030, citando condições de mercado difíceis.


Conforme noticiado pelo órgão de comunicação social alemão Manager Magazin, os escritórios da Great Wall em Munique encerrarão no final de agosto e todos os 100 empregados serão despedidos. A mesma fonte sugere que os empregados e as empresas parceiras já foram informados. Apesar das más notícias, a Great Wall emitiu um comunicado sobre o seu compromisso com os actuais mercados europeus, admitindo a necessidade de ajustamentos num mercado volátil.

Em novembro de 2023, a Great Wall Motors anunciou a consolidação das marcas Ora e Wey numa única unidade GWM, renomeando os seus produtos em conformidade. Na altura, o fabricante de automóveis chinês planeou uma expansão para Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Suíça, Dinamarca, Islândia e Bulgária em 2024, que foi agora cancelada.

Por outro lado, a GWM honrará os acordos de parceria já estabelecidos na Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Suécia. O encerramento dos escritórios europeus significa que a gestão global passará a ser feita diretamente a partir da sede em Baoding, na China.
A gama da GWM inclui atualmente o Ora 03 (anteriormente conhecido como Ora Funky Cat), bem como os SUV Wey 03 e 05. Resta saber se a estreia europeia do sedan GMW Ora 07, de estilo Panamera, terá lugar no verão de 2024, como inicialmente anunciado.

Exit mobile version