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O Abarth 595/695 baseado no Fiat 500 está quase a sair de produção, mas um novo projeto de uma empresa italiana independente quer dar uma nova vida ao hot hatch.

O Giannini Spettacolo, decorado com extravagantes alterações visuais e mecânicas, tudo isto numa modesta produção de 200 unidades. Mas prepare-se para o choque: custa uns impressionantes 133.000 euros.
É muito dinheiro para o que é essencialmente um citadino, por mais loucas que sejam as modificações. Estamos a falar de território de carros desportivos de topo ou mesmo de supercarros usados.

A Giannini Automobili é uma empresa italiana de tuning que remonta a 1917, ganhou reconhecimento com modificações e corridas de Fiat até meados dos anos 80. Agora, a marca está a regressar através de uma joint-venture entre a Impero, com sede em Roma, e o Groupo Maestri, em Turim. A Impero detém os direitos sobre o nome Giannini, enquanto o Groupo Maestri se encarrega do design e da produção do Spettacolo, que tem lugar na antiga fábrica da Pininfarina em Turim.

Visualmente, o Spettacolo não se parece com nenhum outro Abarth, graças aos painéis da carroçaria feitos à medida que lhe conferem uma postura mais agressiva. Na frente, o nariz redesenhado apresenta uma nova grelha, entradas de ar alargadas e um splitter proeminente. O capot em alumínio apresenta aberturas de ventilação inspiradas na F1 e coberturas dos faróis integradas, contribuindo para o seu aspeto distinto.
O perfil foi reforçado com guarda-lamas mais largos, saias laterais alargadas e um conjunto de jantes de 18″ em fibra de carbono. Para além disso, as portas abrem para cima, mostrando que este não é um Fiat 500 normal. Na traseira, as características de destaque incluem entradas laterais que lembram o Renault 5 Turbo, complementadas por um spoiler de grandes dimensões e um para-choques traseiro personalizado com tubos de escape duplos montados acima do difusor.

O site oficial do Giannini Spettacolo tem um configurador, permitindo que os potenciais compradores personalizem o exterior. Para além de várias cores, há uma série de autocolantes opcionais disponíveis, que conferem ao hot hatch uma estética de corrida. No interior, o banco traseiro é substituído por um par de bancos monobloco em carbono leve.

Sob o capô está o familiar motor de quatro cilindros T-Jet de 1,4 litros turboalimentado que foi ajustado para produzir 250 CV e 360 Nm de binário. Estes números superam qualquer oferta da Abarth, incluindo o próximo Abarth 600e totalmente elétrico e todas as versões de estrada das séries 595/695.

A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades manual automatizada, embora esteja disponível uma opção manual adequada. Com o peso do veículo reduzido para 985 kg, a relação peso-potência é ainda melhorada. Consequentemente, o sprint 0-100 km/é realizado em apenas 5 segundos, com a velocidade máxima a atingir uns impressionantes 280 km/h.
A Giannini Automobili já começou a aceitar encomendas para as 200 unidades do Spettacolo. Devido ao facto de ser construído à mão, o período de espera por cada unidade é de cinco meses. Resta saber se haverá compradores suficientes dispostos a desembolsar pelo menos 133 mil euros por este foguetão de bolso de produção limitada.

Ricardo Carvalho

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