Em 1991, a Opel apresentou o Astra F, sucessor do Kadett, e assinalou o início de um novo capítulo na história de sucesso da empresa na classe dos compactos.
O Astra F tornou-se um bestseller absoluto e o modelo Opel mais produzido de todos os tempos. O sucessor, lançado em 1998, tinha todos os melhores pré-requisitos para continuar o sucesso do seu antecessor. O Opel Astra G foi lançado com muitas inovações: Foi o primeiro Opel com uma carroçaria totalmente galvanizada.
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Para além da potência luminosa 30% mais elevada dos faróis transparentes H7, a segurança ativa da condução era proporcionada pelo chassis DSA (Dynamic Safety Action) recentemente desenvolvido. Além disso, os clientes podiam escolher entre uma vasta gama de variantes de carroçaria. O Astra G mostrou, igualmente, o seu potencial enquanto automóvel de performance nos anos seguintes através dos poderosos Astra OPC e Astra V8 Coupé, modelo que competiu tanto no campeonato DTM – Deutsche Tourenwagen Masters, como na corrida de 24 horas no circuito de Nürburgring.
Na primavera de 1998, o Astra G foi lançado como um hatchback de três e cinco portas e também no formato station wagon – todos com um design semelhante ao de um coupé. A berlina notchback de quatro portas, o coupé, o comercial Astravan e o descapotável seguiram-se pouco depois, assegurando que todos os estilos de carroçaria importantes estivessem disponíveis.
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A nova segunda geração do Astra brilhou com o seu design, incluindo a grelha trapezoidal, uma dianteira dinâmica em forma de cunha com o para-brisas puxado para a frente e uma linha de tejadilho prolongada, bem como uma linha de cintura elevada e uma estética semelhante à de um coupé no modelo de três portas. Isto também se refletiu no melhor coeficiente de resistência aerodinâmica da classe de 0,29.