A Geely, a empresa chinesa que detém a Volvo, a Mercedes e a Smart, faz o aviso: vai passar para os PHEV de 2.000 km. O gigante asiático, que detém marcas como a Geely Auto, a Lynk & Co, a ZEEKR e a Lotus, tem uma tecnologia revolucionária. E em breve apresentará o sistema PHEV mais evoluído do mundo.
O fabricante chinês Geely não está parado. Há pouco tempo, tornou-se o maior investidor da Daimler, proprietária da Mercedes-Benz. Com a sueca Volvo e a inglesa London Taxi Company na sua posse, adquiriu uma participação de 9,7%, ficando com uma participação de cerca de 9 mil milhões de dólares.
E este é apenas mais um caso. A China quer tornar-se o mestre do mercado automóvel mundial e está a trabalhar incansavelmente para o conseguir. Não lutam apenas com carros elétricos, mas também oferecem uma tecnologia híbrida muito interessante, e a Geely está a liderar o caminho.
Por isso, acaba de anunciar a chegada de um novo e eficiente sistema híbrido plug-in. A partir do próximo ano, os carros da Geely serão equipados com este sistema. Espera-se que cheguem gradualmente à Europa, uma vez que é uma região que querem conquistar há muito tempo.
Apesar dos obstáculos que a Europa está a colocar aos construtores chineses, estes não recuam e são cada vez mais os que anunciam que vão vender no nosso continente. Há alguns dias, falámos da Changan, uma marca que, no ano passado, vendeu 400.000 unidades no seu mercado local.
Para o desenvolvimento de híbridos, assinaram uma grande parceria com a Renault. Com eles, fundaram a marca Horse, que está sediada em Espanha. Querem encontrar o híbrido perfeito que satisfaça o maior número de clientes no nosso país e no resto da Europa.
Desta forma, Gan Jiayue, CEO da Geely, revelou que dentro de um ano será lançada no mercado uma nova geração do sistema híbrido plug-in. Essa tecnologia foi batizada de Thor. De acordo com o executivo, terá um consumo médio de combustível inferior a 3 litros por cada 100 quilómetros percorridos.
Gan Jiayue diz que tem uma eficiência térmica de 46%. A tecnologia poderá reivindicar uma autonomia de ciclo misto de mais de 2.000 quilómetros, misturando a utilização de eletricidade em alguns casos e de gasolina noutros. No entanto, estes dados não são do WLTP, mas sim do protocolo de homologação CLTC da China.
Este sistema de nova geração vai estrear-se no Geely Galaxy Starship 7. O modelo foi revelado há algumas semanas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT). O modelo é alimentado por um motor BHE15-BFN de 1,5 litros com uma potência máxima de 82 kW. No entanto, os valores de desempenho ainda não foram anunciados.