Devia ser a lei da oferta e da procura que determina os preços dos produtos no mercado. Mas não funciona assim atualmente no mercado automóvel. Pelo menos na União Europeia, onde são as motorizações mais populares que são as mais castigadas com o aumento dos preços.
A razão? A necessidade de reduzir mais a média de emissões de CO2 em 2025, no mínimo em até 15%.
A solução? Vender mais elétricos, mesmo se o mercado não está a responder.
O outro caminho é afastar o cliente dos carros a combustão, aumentando-lhes o preço.
Enquanto os elétricos devem ficar cada vez mais acessíveis, beneficiar de descontos maiores e mesmo de mexidas na fiscalidade, incluindo as taxas de carregamentos.
Vales de carregamento e subsídios para baterias nos elétricos
Plano para estimular a venda de elétricos prevê vales de 1000 € para carregamentos subsídios para verificação de baterias usadas na Alemanha.
O motor da Europa pode estar a tirar o pé do acelerador na descarbonização. Robert Habeck, ministro da Economia alemão, questionou esta semana o cumprimento das metas para a eliminação progressiva do carvão no país até 2030. «A segurança energética tem sempre prioridade absoluta», disse. «Não podemos correr o risco de criar uma situação como a que ocorreu após a perda do gás russo pelas nossas próprias decisões políticas».
Prioritária também é a eletrificação do automóvel, com a proposta de criação de mais condições para estimular a mudança do paradigma.
Compre, declare e receba
Quanto à mobilidade elétrica, o ministro alemão não tem dúvidas que o grande estímulo deve partir das autoridades, por via de subsídios à compra e incentivos fiscais, que podem incluir até uma nova fórmula de valorizar o “made in Germany”, numa tentativa de aumentar a procura de carros elétricos fabricados na Alemanha. «Compre-o, declare-o nos seus impostos, receba um subsídio diretamente na sua conta.», explica.
Mercado de usados é uma opção
Além da compra de carros elétricos novos, o ministro alemão também analisa o mercado de usados. «Para impulsionar o mercado de automóveis de segunda mão, queremos subsidiar verificações profissionais de baterias em 100 euros”, disse.
Uma verificação profissional da bateria dá aos potenciais compradores certeza sobre o estado da bateria do veículo usado e, portanto, sobre o seu valor.
Ainda entre as propostas em avaliação, um “vale” no valor de 1.000 € para carregamentos na rede pública.
Alemães querem premiar a aquisição de carros elétricos “made in Germany” e estender iniciativa a toda a Europa
Robert Habeck, atual ministro alemão da Economia e candidato à eleição para o próximo chefe de governo, apresenta no seu manifesto eleitoral um pacote completo de incentivos fiscais para impulsionar as vendas de carros elétricos. Esses incentivos deveriam beneficiar apenas os carros eléctricos “made in Germany”.
De acordo com o programa a que a agência Reuters teve acesso, será introduzida uma “dedução fiscal temporária” para promover a compra de carros elétricos produzidos na Alemanha. «É simples e fácil de implementar: compre-o, declare-o para efeitos fiscais e receba o subsídio diretamente na sua conta», pode ler-se.
Segundo o mesmo documento, a Comissão Europeia deveria ser envolvida na medida em que deveria “apresentar uma iniciativa correspondente para toda a União Europeia a curto prazo ou autorizar tal solução alemã”.