fbpx




Quatro modelos integrados no segmento SUV, o mais representativo em Portugal, e uma Pick-up com amplos argumentos para ser bem-sucedida numa classe com elevada procura.

É com esta forte ofensiva de produto que a sul-coreana KG Mobility (KGM) e antiga Ssang Yong, inicia agora, pelas mãos da Astara, a sua presença no mercado nacional, disponibilizando uma gama alargada que cobre os sub-segmentos SUV mais populares e da qual faz parte uma estreia absoluta: o novo Torres EVX, um modelo 100% elétrico.
Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D SUV), Rexton (D-SUV) e Musso (pick-up) são os modelos que entram em comercialização já a partir de agosto, através de uma rede de 10 concessionários distribuídos pelo continente e ilhas e com suporte técnico prestado por igual número de pontos de assistência.

Para a KGM, a entrada no mercado português representa mais um passo da sua forte expansão, após a aquisição da SsangYong pelo KG Group em 2022 e a subsequente redenominação da anterior marca para KGM.
Este percurso tem sido marcado pelo grande crescimento nos mercados onde está presente, com as vendas totais a atingirem em 2023 mais de 122 mil unidades em cinco continentes. Na Europa, a performance comercial fica marcada por este novo dinamismo, com mais de 30 mil unidades matriculadas no ano passado, um crescimento de 28% face a 2022.

Um dos principais fatores distintivos é o completo equipamento de série desde as versões mais acessíveis. Em comum, todos os modelos da KGM oferecem elementos por vezes só encontrados em gamas mais elevadas, como o Sistema de navegação, Conectividade através de Android Auto ou Apple CarPlay, Painel de instrumentos digital, Ar condicionado automático, Câmara traseira, Sensores de estacionamento ou Cruise control. A segurança é outro dos pontos em destaque, com a integração dos mais avançados sistemas de assistência à condução já cumpridores das mais recentes normas europeias.

No que respeita à garantia de fábrica, a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100 000 km nos modelos equipados com motor de combustão interna. O Torres 100% elétrico inclui uma garantia de 7 anos ou 150 000 km e de 10 anos ou 1 000 000 km para a bateria de tração.
Os preços do Torres EVX começam nos 45 900 euros do nível K3, sendo o preço de transação para empresas a rondar os 32.000 euros+IVA o factor de destaque.
A versão a gasolina coloca sob o capot um motor 1,5 l turbo com 163 CV e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Disponível num único nível de equipamento, K4, cujo preço se inicia em 37 500 euros, partilha a maior parte dos elementos que compõem a extensa lista de série da versão EVX. A versão automática acresce 2.500 euros a este valor.

Já a pick-up Musso é outra forte aposta da KGM, representando uma proposta diferenciadora e apta a responder às necessidades de diferentes perfis de consumidores, apontando a um segmento cuja forte procura se traduz num crescimento de 36% no último semestre face ao mesmo período de 2023.
A gama Musso, apenas com carroçaria de cabine dupla, articula-se em versões orientadas para o lazer e para atividades mais profissionais. A propulsão é assegurada por uma unidade turbodiesel de 2,2 l com 202 CV de potência com 400 Nm de binário quando associado a uma caixa manual de 6 velocidades, subindo para 440 Nm quando acoplado à caixa automática com igual número de relações. Comum a todas as versões é ainda o sistema Part-time 4WD que conta ainda com um diferencial autoblocante para ultrapassar situações de terreno mais exigentes.
Um posicionamento comercial de destaque para a Musso foi também um dos pontos desenvolvidos pela Astara, apresentando este modelo dos valores mais competitivos entre toda a concorrência direta: com caixa manual e lotação de 3 lugares, os preços das versões K3 e K5 partem respetivamente dos 32 150 euros e 35 365 euros, acrescidos de IVA.

O Tivoli é um SUV compacto de semento B, com 4,225 metros de comprimento. Disponível com uma única motorização, o robusto 1,5 l turbo a gasolina apresenta dois níveis de potência: 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, e 163 cv com uma caixa automática, também de seis velocidades.
O Tivoli está disponível num único nível equipamento – K3 – que inclui de série uma extensa lista de elementos de conforto e segurança. Com um preço que se inicia nos 25 950 euros , o Tivoli é o modelo que apresenta melhor relação preço/potência do seu segmento, quando comparado com os concorrentes diretos com motores a gasolina.

Competindo no segmento C-SUV, com 4,450 metros, o Korando, disponível no nível de equipamento K3, conta com os serviços do motor 1,5 l turbo a gasolina, também com dois níveis de potência: 149 CV quando associado a uma transmissão manual de seis velocidades, e 163 CV quando acoplado a uma caixa automática com o mesmo número de relações Os preços começam nos 30 450 euros, para a versão de caixa de velocidades manual, subindo para os 32 350 euros na variante automática.

O Rexton ocupa a posição de topo da gama da marca, destacando-se pela configuração de SUV de segmento D com sete lugares e dimensões generosas comprovadas pelos 4,850 metros de comprimento, com um preço que se inicia em 58 900 euros. Em Portugal estará disponível exclusivamente com um motor turbodiesel de 2,2 l com 202 CV de potência e 441 Nm de binário, associado a uma caixa automática de oito velocidades, o que o posiciona entre as propostas Diesel mais potentes do seu segmento.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade