fbpx




A Kia Motors introduziu o sistema motopropulsor semi-híbrido (MHEV) EcoDynamics+ 48 V diesel em toda a gama Ceed. Estas versões passam assim a estar disponíveis nos Ceed (hatchback de cinco portas), Ceed Sportswagon, ProCeed (shooting brake de cinco portas) e XCeed (crossover urbano).

A EcoDynamics+ vem tornar ainda mais eficientes os consumos do motor diesel de 1,6 l “Smartstream”, diminui as emissões de CO2 e reduz os custos de utilização. O novo grupo motopropulsor é disponibilizado com versões de baixa e alta potência, oferecendo 115 e 136 cv respetivamente (ProCeed disponível apenas com motor de 136 cv).

A implementação desta nova tecnologia semi-híbrida na família Ceed permite uma diminuição das emissões de CO2 de cerca de 5 a 10 % (NEDC 2.0, ciclo combinado), consoante a carroçaria, caixa de velocidades, potência do motor e especificação do veículo. Importante ainda destacar que, embora a adoção da tecnologia MHEV permita poupar combustível, as prestações do veículo mantêm-se as mesmas.

O sistema conjuga o motor “Smartstream” de 1,6 litros (a motorização diesel mais limpa alguma vez produzida pela Kia) com o sistema EcoDynamics+ 48 V MHEV, maximizando a economia de combustível graças à assistência elétrica ao binário.

O sistema EcoDynamics+ foi concebido para oferecer consumos de combustível mais eficientes por parte dos motores de combustão, sendo que a ativação e a recuperação da energia elétrica são feitas de forma impercetível. Esta novidade suplementa a aceleração com a potência fornecida por uma bateria de polímero de iões de lítio de 48 V, e prolonga o “tempo desligado” do motor com um novo Gerador de Arranque Semi-Híbrido (MHSG).

O motor “U3” de 1,6 litros CRDi (injeção direta common rail) recorre à tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) para o controlo ativo das emissões, restringindo-as significativamente. Este motor produz menos dióxido de carbono, partículas e NOx se comparado com as anteriores motorizações diesel da Kia. O “U3” 1,6 l CRDI está disponível nas versões de 115 e 136 cv.

O Ceed é também um dos primeiros modelos Kia na Europa a usufruir da nova caixa de velocidades manual inteligente (iMT), que equipa exclusivamente os modelos semi-híbridos EcoDynamics+. O sistema “clutch-by-wire” contribui para aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões de CO2 do sistema MHEV, mantendo o comando tradicional de uma caixa de velocidades manual convencional.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade