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Há muito que a Toyota está na vanguarda da tecnologia híbrida, começando com o Prius original em 1997.

Mas a marca não se limita aos sedans e crossovers que consomem muito combustível, pois planeia levar a eletrificação também aos seus automóveis desportivos, com a ajuda da divisão Toyota Gazoo Racing.

Um novo motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros, atualmente em desenvolvimento, irá equipar os futuros modelos GR eletrificados. Foi concebido para acomodar configurações híbridas tradicionais e híbridas plug-in, com um curso de pistão mais curto e uma construção leve que melhora a eficiência da embalagem.

O protótipo GR Yaris M de motor central, que estreou em Tóquio no início deste ano e que se pensa servir de banco de ensaio para o MR2 da próxima geração, apresenta atualmente o novo grupo motopropulsor de 2,0 litros na sua forma não eletrificada. No entanto, Hiroyuki Yamada, o engenheiro da Gazoo Racing que supervisiona o projeto, confirmou os planos para adicionar assistência híbrida no futuro.

Atualmente, o GR Yaris e o GR Corolla estão equipados com um motor turbo de 1,6 litros e três cilindros, enquanto o GR86 utiliza um motor boxer de 2,4 litros de origem Subaru, naturalmente aspirado. A transição para um motor turbo electrificado de 2,0 litros permitiria à Toyota cumprir normas de emissões mais rigorosas em regiões como a Europa.

O mesmo motor de 2,0 litros está preparado para alimentar as próximas versões do Celica, MR2 e GR Supra, provavelmente em várias afinações com ou sem assistência híbrida. Os primeiros relatórios sugerem que o motor pode produzir até 400 CV (294 kW) em modelos civis e até 600 CV (441 kW) em configurações de competição, embora ainda não seja claro se estes números incluem um reforço do motor elétrico.

Os esforços de eletrificação da Toyota não se ficarão apenas pelos automóveis de performance. Os novos motores de quatro cilindros de 1,5 litros e 2,0 litros que estão a ser desenvolvidos pelos engenheiros da Gazoo Racing acabarão por entrar em modelos mais convencionais, como a próxima geração do Yaris, Corolla e RAV4.

Bart Eelen, chefe da Toyota Gazoo Racing e desportos motorizados, confirmou esta direção numa entrevista à Car Magazine. Ele explicou: “Isso remonta à ideia da Toyota de usar o automobilismo como um banco de testes e como uma forma de desenvolver coisas novas. Penso que isso é algo que Akio Toyoda introduziu na empresa. A Toyota não tinha pensado desta forma antes.”

Eelen acrescentou: “Os novos motores ICE são muito raros hoje em dia, mas nós queríamos mesmo fazer isto. O bloco é super compacto e o centro de gravidade é super baixo – e o motor combina eficiência e desempenho.”
Quanto ao que vem a seguir, esperamos que a Toyota nos dê em breve mais detalhes sobre os modelos GR electrificados e o futuro mais amplo da sua tecnologia de desempenho híbrido.

 

Ricardo Carvalho

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