O MX-5 da Mazda tem-nos mostrado que não são necessárias toneladas de potência nem de peso para nos divertirmos.
Mas as potências do MX-5 continuaram a aumentar ao longo das últimas três décadas e as novas e rigorosas regras de emissões ameaçaram tornar o carro da próxima geração menos potente e mais lento.
A resposta da marca japonesa foi dar ao próximo carro desportivo um motor quase um litro mais potente do que o original de 1989 – e sim, continuará a ser acoplado a uma transmissão manual.
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O MX-5 de 2027 chegará com uma versão de 2,5 litros do motor SkyActiv Z da Mazda, disse o CTO do fabricante, Ryuichi Umeshita, à Road & Track.
Este valor compara-se com a capacidade de 2,0 litros do Miata americano de 2025 e supera os 1,5 litros do único modelo atualmente disponível na Europa, bem como a capacidade de 1,6 litros do primeiro carro de NA.
Antes de ficarmos todos demasiado entusiasmados com a ideia de um MX-5 de 230 CV de aspiração natural, Umeshita avisa que o novo 2.5 não produzirá necessariamente muito mais potência do que o motor 2.0 existente, que agora chega aos 200 CV no Japão.
Acrescentar hardware híbrido e chegar abaixo da tonelada é um grande desafio. Ficaremos a saber mais, bem como a quantidade de ideias de estilo do conceito Iconic SP que este empresta, quando nos aproximarmos da estreia do MX-5 de 2027, que poderá ocorrer no próximo ano.