A Volkswagen, de acordo com relatos vindos diretamente do fabricante, parece estar a trabalhar num modelo 100% elétrico para rivalizar no mercado com o Tesla Model 3.
O projeto, chamado internamente de “Projeto Trinity”, ambiciona desenvolver uma berlina de cinco portas, 100% elétrica, que deverá recever as insígnias ID 4. Esta aposta irá juntar-se a uma versão revista do SUV ID 4 que, em conjunto, irão expandir a gama média da VW e rivalizarão com os Tesla Model 3 e com o Tesla Model Y.
De acordo com as informações reveladas, o novo ID 4 deverá estar disponível com duas opções de motorização: motor único e tração enviada para as rodas traseiras, ou motor duplo com tração às quatro rodas. Ambas as variantes deverão receber de origem atualizações de software através de 5G “over-the-air” e funcionalidade de condução autónoma de nível dois.
Com a estratégia “New Auto” anunciada no ano passado, a Volkswagen virou o foco para a eletrificação da sua gama, com o objetivo de aumentar as suas vendas globais de veículos elétricos de 6% em 2021 para 25% em 2025. Para o futuro futuro, a VW antevê que os modelos elétricos poderão atingir, pelo menos, 50% das vendas globais até 2030 e quase 100% em todos os principais mercados até 2040.
Segundo Thomas Ulbrich, diretor de Investigação e Desenvolvimento da Volkswagen, a berlina ID 4 será o primeiro veículo da marca a ser concebido através de um novo processo de desenvolvimento que deverá poupar cerca de 25% do tempo total de produção. Desta forma, este processo reduzir o tempo de desenvolvimento para 40 meses, quando comparado com os atuais 54.
No centro deste novo método está uma nova arquitetura de software atualizável sob o nome VW.OS. Este, inclui não apenas um sistema operacional proprietário para ser usado por todos os modelos da Volkswagen, mas também aplicações desenvolvidas internamente para várias funções e serviços. Assim, a VW espera aumentar a proporção de software desenvolvido internamente de 10%, atualmente, para 60% já em 2025.
A base do novo ID 4 deverá fazer uso da plataforma SSP (Scalable Systems Platform), que substituirá a estrutura MEB (Modularer E-Antrieb-Baukasten), bem como as arquiteturas J1 e PPE (Premium Platform Electric). A SSP, quando comparada com a plataforma MEB, é capaz de suportar sistemas até 800V, sendo este valor o dobro daquilo suportado atualmente. Isso permitirá que a berlina ID 4 seja oferecida com uma capacidade de carregamento muito maior do que os 135kW do SUV ID 4 e com tempos de carregamento significativamente mais curtos do que os alcançados hoje.
Por: Nuno Freitas Faria