fbpx




A Foton, a marca chinesa pertencente ao grupo Eurasia Motor Company, apresenta o Tunland V9, uma grande pick-up que se situa acima do G7 e é um meio-termo entre as pick-up para a Europa e os “tanques” americanos, como a Ford F-150 ou a Ram 1500.

Quando a marca chegar a Portugal, o que deverá acontecer muito brevemente, este será um dos modelos propostos.  Com 5,62 metros de comprimento, 2,09 metros de largura e 1,96 metros de altura, o Foton Tunland V9 tem certamente uma presença marcante e é maior do que não só o G7, mas também muitos rivais potenciais, como a Ford Ranger ou a Toyota Hilux. Obviamente, este facto traz vantagens significativas em termos profissionais, uma vez que a caixa tem um volume de carga de 1.379 litros.

As linhas são muito musculadas, quase “americanas” (por assim dizer), tanto que na zona frontal há uma referência estética à Ram 1500 com a grelha de grandes dimensões e os faróis quadrados full LED.
O interior do Tunland V9 retoma o aspeto sólido e quadrado do exterior. O painel de instrumentos tem um aspeto clássico, com um painel de instrumentos totalmente digital e um grande ecrã central de infotainment de 14,6 polegadas (compatível com Apple CarPlay e Android Auto), a partir do qual todas as funções da pick-up podem ser controladas, incluindo o controlo da climatização e a iluminação ambiente. Os modos de condução podem ser ajustados na consola central, enquanto os bancos em pele dispõem de ajustes elétricos e apoio lombar.

No lançamento, o Foton Tunland V9 só está disponível com um motor 2.0 turbodiesel de 160 CV e 450 Nm com um sistema híbrido ligeiro de 48 V. Este motor possui um turbocompressor de geometria variável e um sistema de injeção common rail de alta pressão da Bosch, enquanto o sistema híbrido (também desenvolvido pela Bosch) fornece um binário adicional de 80 Nm durante a aceleração.

Além disso, o pequeno motor elétrico intervém durante o arranque, a subida e a desaceleração para apoiar a unidade de potência térmica e reduzir o consumo de combustível em 5-8%, de acordo com as estimativas da Foton. Estão disponíveis duas caixas de velocidades: uma automática ZF de oito velocidades com conversor de binário e redutor ou uma manual Zomax de seis velocidades.

A tração integral pode ser combinada com seis modos de condução: Standard, Eco, Sport, Sport, Mud, Sand e Snow. A capacidade de carga útil é de 645 kg (algo limitada), enquanto a capacidade de reboque é de até 3.500 kg. Para utilização fora de estrada, o Foton pode lidar com vau até 70 cm e tem um ângulo de ataque de 28 graus e um ângulo de saída de 26 graus.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade