A Ford confirmou hoje que vai investir 300 milhões de dólares para a produção, a partir de 2023, de um novo veículo comercial ligeiro na sua Fábrica de Montagem de Craiova, na Roménia, incluindo uma versão totalmente elétrica que deverá chegar ao mercado em 2024, naquele que será o primeiro veículo Ford 100% elétrico a ser construído na Roménia.
“As operações da Ford em Craiova têm um forte registo de competitividade e flexibilidade de nível mundial. O nosso plano para construir este novo veículo comercial ligeiro na Roménia reflete a nossa contínua parceria positiva com os fornecedores e comunidades locais e o sucesso de toda a equipa da Ford Craiova”, afirmou Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa.
“Passar a produzir uma versão totalmente elétrica em 2024 significa que Craiova será a nossa terceira fábrica na Europa apta a construir veículos totalmente elétricos.
Segue-se a outros investimentos recentes realizados este ano no Ford Cologne Electrified Vehicle Center, na Alemanha, e na Fábrica de Kocaeli, da Ford Otosan,na Turquia,enviando um claro sinal de que estamos a acelerar os processos com vista a proporcionar aos nossos clientes europeus de veículos comerciais um futuro com emissões zero”.
Em fevereiro último, a Ford comprometeu-se em tornar, até 2024, toda a sua gama de veículos comerciais capaz de registar emissões zero, através de propostas 100% elétricas ou híbridas plug-in, prevendo que até 2030dois terços das vendas de veículos comerciais Ford sejam totalmente elétricas ou híbridas plug-in.
O novo veículo comercial ligeiro contará ainda com alguns dos mais avançados motores convencionais da Ford a gasolina e a diesel, incluindo motores diesel de avançada tecnologia da Fábrica de Motores de Dagenham da Ford,enquanto as transmissões serão provenientes da Ford Halewood Transmissions Limited, ambas com sede no Reino Unido.