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Sete modelos elétricos da Ford vão chegar até 2024, incluindo três SUV e quatro veículos comerciais. Uma das propostas será uma versão elétrica do Puma, a fabricar na Roménia, e dois crossover baseados na plataforma MEB. Para apoiar o plano de eletrificação está prevista a construção de uma gigafactory nos arredores de Ankara.

A partir de 2023, a Ford vai produzir dois novos modelos elélricos, baseados na plataforma MEB, na fábrica de Colónia, na Alemanha. O primeiro será um crossover de dimensões médias com cinco lugares, autonomia superior a 500 quilómetros já no próximo ano.

A Ford confirmou que em 2024 começará a ser produzido um segundo SUV elétrico no Ford Cologne Electrification Centre. Isso significa que a produção de veículos elétricos irá aumentar para 1,2 milhões de unidades em seis anos. O investimento na nova unidade de montagem de veículos elétricos será de aproximadamente 1,82 milhões de euros e inclui uma nova linha de montagem de baterias, que deverá iniciar as operações em 2024.

Além disso, o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa, o Puma, também terá uma versão elétrica, a partir de 2024, fabricada em Craiova, na Roménia.

Será de referir que em 2021, as vendas de SUV e crossovers da Ford representaram 58% do volume total de ligeiros de passageiros na Europa, cerca de 20% mais do que em 2020.

A gama de comerciais ligeiros Transit também contará com quatro modelos elétricos novos: as nova gerações da Transit Custom e da Tourneo Custom em 2023, assim como do Transit Courier e Tourneo Courier em 2024.

O ambicioso plano de eletrificação da Ford será apoiado por uma gigafactory, nos arredores de Ankara, na Turquia, que será uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa. O projeto resultará de uma joint-venture entre a Ford, a SK On Co e a Koç Holding. Para o efeito já foi assinado um memorando de entendimento entre as três entidades.

Ricardo Carvalho

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