A Ford pode estar a reformar os seus hot hatches, mas isso não significa que esteja a abandonar os modelos de prestações elevadas.
Embora o Fiesta ST já tenha sido eliminado e o Focus ST seja o próximo a ser retirado do catálogo, o fabricante está a pensar num futuro diferente para a sua sigla desportiva. Vai nascer um ST totalmente elétrico.
Atualmente, o emblema ST está limitado a apenas alguns modelos: o Explorer nos EUA, e o Puma e o Focus na Europa. A placa de identificação RS, outrora usada com orgulho por Ford de alto desempenho, apareceu pela última vez na geração anterior do Focus RS, que encerrou a produção em 2018 com a edição especial Heritage Edition.
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Apesar da lista cada vez mais reduzida dos atuais modelos ST e RS, a Ford não planeia deixar que as submarcas focadas no desempenho desapareçam por completo. Jan Herzog, Chefe de Marketing de Produto Europeu da Ford, disse à Auto Express que a empresa “adoraria uma variante ST ou RS” dos seus veículos totalmente elétricos.
Herzog deixou claro que nada foi confirmado ainda, mas disse que uma versão mais desportiva do Puma Gen-E está “definitivamente a chegar”, seja nesta geração ou na próxima.
O Puma Gen-E está disponível exclusivamente com um único motor elétrico que gera 166 CV (124 kW) e 290 Nm de binário, o que representa menos 2 CV e mais 42 Nm do que o Puma ST híbrido moderado. Uma versão mais potente provavelmente excederia ambos os números e incluiria atualizações da suspensão e do chassis para suportar o músculo extra.
Mesmo assim, o Puma Gen-E não será o Ford elétrico mais potente à venda. Esse título continua a pertencer ao Mustang Mach-E GT, que debita 480 CV (358 kW) da sua configuração de motor duplo, juntamente com uma suspensão mais rígida e travões melhorados. Entretanto, o SUV elétrico da Ford baseado na VW, o Capri EV e o Explorer E, oferecem até 335 CV (250 kW) nas suas versões de motor duplo, embora não tenham as melhorias de manuseamento e hardware vistas no Mach-E GT.
Esta não é a primeira vez que a Ford dá a entender que manterá sua divisão de desempenho viva na era EV. No ano passado, Amko Leenarts, diretor de design da Ford Europa, disse à Autocar que há “definitivamente” um futuro para Ford rápidos.