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Ford troca Focus ST por modelo elétrico ainda mais selvagem!

A Ford pode estar a reformar os seus hot hatches, mas isso não significa que esteja a abandonar os modelos de prestações elevadas.

Embora o Fiesta ST já tenha sido eliminado e o Focus ST seja o próximo a ser retirado do catálogo, o fabricante está a pensar num futuro diferente para a sua sigla desportiva. Vai nascer um ST totalmente elétrico.

Atualmente, o emblema ST está limitado a apenas alguns modelos: o Explorer nos EUA, e o Puma e o Focus na Europa. A placa de identificação RS, outrora usada com orgulho por Ford de alto desempenho, apareceu pela última vez na geração anterior do Focus RS, que encerrou a produção em 2018 com a edição especial Heritage Edition.

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Apesar da lista cada vez mais reduzida dos atuais modelos ST e RS, a Ford não planeia deixar que as submarcas focadas no desempenho desapareçam por completo. Jan Herzog, Chefe de Marketing de Produto Europeu da Ford, disse à Auto Express que a empresa “adoraria uma variante ST ou RS” dos seus veículos totalmente elétricos.

Ford ST
Herzog deixou claro que nada foi confirmado ainda, mas disse que uma versão mais desportiva do Puma Gen-E está “definitivamente a chegar”, seja nesta geração ou na próxima.

O Puma Gen-E está disponível exclusivamente com um único motor elétrico que gera 166 CV (124 kW) e 290 Nm de binário, o que representa menos 2 CV e mais 42 Nm do que o Puma ST híbrido moderado. Uma versão mais potente provavelmente excederia ambos os números e incluiria atualizações da suspensão e do chassis para suportar o músculo extra.

Mesmo assim, o Puma Gen-E não será o Ford elétrico mais potente à venda. Esse título continua a pertencer ao Mustang Mach-E GT, que debita 480 CV (358 kW) da sua configuração de motor duplo, juntamente com uma suspensão mais rígida e travões melhorados. Entretanto, o SUV elétrico da Ford baseado na VW, o Capri EV e o Explorer E, oferecem até 335 CV (250 kW) nas suas versões de motor duplo, embora não tenham as melhorias de manuseamento e hardware vistas no Mach-E GT.

Esta não é a primeira vez que a Ford dá a entender que manterá sua divisão de desempenho viva na era EV. No ano passado, Amko Leenarts, diretor de design da Ford Europa, disse à Autocar que há “definitivamente” um futuro para Ford rápidos.

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