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A Ford renovou e eletrificou um dos seus best-sellers na Europa, o Fiesta. O utilitário já está disponível para encomenda.

Os motores Ford EcoBoost Hybrid permitem uma maior eficiência de consumos aos condutores do Fiesta, complementando a experiência fun to drive da Ford, com uma performance mais potente e responsiva, associada a um maior poder de aceleração.

A tecnologia mild hybrid de 48 volts está agora integrada em conjunto com novas e sofisticadas tecnologias de assistência à condução, incluindo o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go e o sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, desenvolvidos para proporcionar experiências de condução menos stressantes em auto-estradas e nos perímetros urbanos.

O Fiesta está agora mais conectado do que nunca após a integração de série do modem FordPass Connect, permitindo o acesso a uma série de funções para tornar a experiência de posse mais fácil e gratificante, recorrendo à app móvel FordPass3. A diversificada gama Ford Fiesta integra os elegantes Fiesta Trend e Fiesta Titanium, o crossover Fiesta Active de inspiração SUV, o desportivo Fiesta ST-Line e o sofisticado Fiesta.

Disponível nas variantes de 125 e 155 CV de potência, os Fiesta EcoBoost Hybrid possuem um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG), em lugar do tradicional alternador, solução que permite a recuperação e armazenamento da energia normalmente perdida durante as travagens e em coasting (nota: em descidas, com o pedal da embraiagem pressionado e/ou com a caixa de velocidades em ponto-morto) para carregar a bateria de iões de lítio de 48 Volts, arrefecida a ar.

O BISG também actua como um motor, conjugando-se com o bloco principal e utilizando a energia armazenada, proporcionando maior binário em condução normal e em aceleração, bem como na alimentação de diferentes equipamentos eléctricos.

O sistema mild hybrid inteligente e de gestão autónoma monitoriza de um modo contínuo o modo como o veículo está a ser utilizado, para determinar quando e quão intensamente deverá carregar-se a bateria para uma maximização dos benefícios, ou quando utilizar a carga armazenada.


Este BISG de maior potência permite ainda que a tecnologia Auto Start-Stop do Fiesta EcoBoost Hybrid opere numa faixa mais ampla de cenários, gerando melhores consumos, incluindo os gerados em declives, para parar abaixo dos 25 km/h e mesmo quando o veículo está em marcha com o pedal de embraiagem pressionado. Tanto o Fiesta EcoBoost Hybrid como os tradicionais Fiesta com motores a gasolina, disponíveis em versões de 95 e 125 CV, utilizam, neste momento, a mais recente geração do motor 1.0 EcoBoost com desactivação de cilindro.

O motor 1.0 EcoBoost de 125 CV do Fiesta também pode ser, agora, especificado com uma nova transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades, com trocas perfeitas, para um requinte optimizado e melhorias nos consumos num máximo de 15%, em comparação com uma variante Fiesta EcoBoost de 100 cv e caixa automática de seis velocidades (NEDC), mesmo tendo em conta os 25% extra de potência. Para os clientes que façam maiores quilometragens, o Fiesta pode ser equipado com um motor diesel TDCi de 1,5 litros e 85 CV.

Ricardo Carvalho

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