Depois de ter abandonado modelos lendários como o Fiesta e o Focus, Jim Farley sabe que direção quer que a Ford tome: tornar-se o Porsche dos veículos todo-o-terreno.
Jim Farley já não quer que a Ford desenhe carros aborrecidos. Já ouvimos isto do CEO da marca da oval azul por diversas ocasiões, mesmo que soasse mais como uma desculpa para eliminar os modelos clássicos que tornaram a marca grande: depois do Mondeo, o Fiesta e o Focus também desapareceram quase sem se dar por isso.
Entretanto, Jim Farley esclareceu o que quer dizer com “acabaram-se os carros aborrecidos”: a Ford vai tornar-se o Porsche dos todo-o-terreno. Uma alternativa ao Defender, por assim dizer. Prevê-se que os veículos todo-o-terreno representem até 20% das vendas. Para sermos claros, não estamos a falar de SUVs de grandes dimensões, mas de jipes puros e duros.
Isto explica imediatamente a participação do fabricante americano no Rali Dakar, onde a Raptor não desiludiu. Mas como é que estas ambições podem ser realmente concretizadas? A gama atual limita-se à Ranger e ao Bronco. Com um pouco de boa vontade, o Mustang Mach-E Rally também poderia ser contado entre os modelos capazes de sair dos trilhos batidos. Mas para além disso?
A Ford já terá apresentado aos concessionários americanos, à porta fechada, um Mustang (verdadeiro) reforçado e equipado com tração às quatro rodas. Um pouco como o Porsche 911 Dakar.