A Ford poderá construir um novo SUV nas suas instalações de Valência, Espanha, e embora se conheçam poucos detalhes sobre este modelo, poderá ser um modelo completamente novo e ter uma mecânica híbrida.
Atualmente, o local é responsável pela produção do Kuga e emprega 4.800 pessoas. Foi responsável pela produção do Mondeo, do S-Max e do Galaxy, mas os três foram descontinuados. Numa declaração recente, a Ford confirmou o seu interesse em construir um novo modelo em Espanha, mas disse que ainda está sujeita a uma decisão formal.
“Estamos a acompanhar de perto a evolução dos mercados europeus em busca de oportunidades para melhorar a nossa atual oferta de produtos”, afirmou a Ford em comunicado. “Dadas as mudanças que vemos na indústria, acreditamos que há uma oportunidade de adicionar um SUV multi-energia totalmente novo ao plano do ciclo da Europa, a ser fabricado em Valência.
Embora uma decisão final ainda precise ser tomada, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez elogiou a iniciativa no X.
“Grandes notícias para Valência e para os trabalhadores da @FordSpain“, escreveu. “A decisão da empresa de produzir veículos eléctricos garante a viabilidade da fábrica de Almussafes para os próximos anos”.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), que representa os trabalhadores da fábrica, também reagiu positivamente à notícia, dizendo à publicação espanhola Cinco Dias que “Almussafes terá um novo veículo e manterá uma carga de trabalho suficiente”. Francisco Segura, do Grupo Valenciano do Setor Automóvel e da Mobilidade, acrescentou que se trata de “uma notícia positiva”.