Entrando num domínio há muito tomado pelos supercarros europeus, o Ford Mustang GTD reivindicou oficialmente o seu lugar como o carro de produção americano mais rápido a dar a volta a Nurburgring.
Com um tempo impressionante de 6:57,685, o pony car focado na pista alcançou o prometido marco de menos de 7 minutos, fazendo-o apesar das condições menos do que ideais. No entanto, a Ford não se fica por aqui, uma vez que já estão em marcha planos para outra tentativa de reduzir ainda mais o tempo.
O tempo da volta foi estabelecido pelo piloto da Multimatic Motorsports, Dirk Müller, cumprindo uma promessa feita pelo CEO da Ford, Jim Farley, em agosto de 2023. Embora o Mustang GTD tenha superado o Porsche 992 GT3 pré-facelift (6:59,93), ainda tem muito caminho a percorrer para apanhar modelos como o Porsche 992 GT3 RS (6:49,328) e o Mercedes-AMG GT Black Series (6:48,047). No entanto, este resultado representa um marco importante para a engenharia de desempenho americana, provando que um “muscle car” nascido em Detroit pode manter-se no “Inferno Verde” da Alemanha.
O CEO da Ford, Jim Farley, celebrou o feito, mas deixou claro que a empresa não está a descansar sobre os louros. “Estamos orgulhosos por sermos o primeiro fabricante de automóveis americano com um carro capaz de dar uma volta a Nürburgring em menos de sete minutos, mas não estamos satisfeitos. Sabemos que há muito mais tempo para descobrir com o Mustang GTD. Voltaremos”.
O sentimento foi ecoado no documentário de 14 minutos da Ford “Road to the Ring”, onde engenheiros e pilotos expressaram a confiança de que o Mustang GTD ainda tem um potencial inexplorado. Nos momentos finais do vídeo, os membros da equipa comentaram: “O carro tem muito mais para oferecer”, “Sabemos que podemos fazer melhor” e “Vamos voltar”. Com melhores condições, o Mustang GTD poderá ter outra hipótese de subir mais alto na lista dos modelos de produção mais rápidos de Nurburgring..
No coração do Mustang GTD está o motor mais potente alguma vez instalado num Mustang de produção – um V8 de 5,2 litros sobrealimentado que debita uns impressionantes 815 CV (608 kW) e 900 Nm de binário. A configuração do carro focada na pista inclui aerodinâmica ativa integrada na carroçaria em fibra de carbono, suspensão semi-ativa e travões de carbono-cerâmica.
O GTD que completou a volta a Nürburgring foi descrito pela Ford como sendo “stock”, para além do equipamento de segurança essencial, como uma gaiola de proteção e um banco de competição com um arnês de cinco pontos. Também é seguro assumir que o carro estava equipado com o Performance Pack opcional, que inclui jantes leves de magnésio de 20 polegadas e outras atualizações de poupança de peso, optimizando ainda mais a sua eficiência aerodinâmica e manuseamento.