A Ford apresentou a versão ST do novo Puma que deverá chegar aos primeiros clientes no final deste ano. O motor é o mesmo 1.5 Turbo de três cilindros a gasolina Ecoboost que debita 200 CV às 6000 rpm e disponibiliz um binário de 320 Nm.
Em opção, o Puma ST pode contar com um diferencial autoblocante mecânico e uma função “launch control” (integrados no pack Performance), novas molas mais precisas, leves e confortáveis, além de um seletor de modos de velocidade que inclui pela primeira vez um modo Eco num modelo da Ford Performance.
Adicionalmente, o SUV de tração dianteira recebeu uma afinação da suspensão traseira com eixo de torção 40% mais rígida face ao Fiesta ST e 50% mais rígida quando comparada com a do Puma normal.
Foram também acrescentadas barras estabilizadoras em ambos os eixos (de 24 mm à frente e de 28 mm atrás). Os amortecedores de origem Hitachi são de tubo duplo.
Os engenheiros da Ford reprogramaram a direção de modo a melhorar em 25% a rapidez da resposta face ao Puma convencional e aumentaram a dimensão dos travões dianteiros em 17%. O escape também mereceu uma atenção especial com a inclusão de válvulas ativas.
Lá dentro, encontramos bancos dianteiros da Recaro, um volante fundo plano e um punho da caixa com logótipo ST. Quando a porta está aberta é projetado o logo ST no chão. Entre o equipamento de série destaque para o para-brisas aquecido, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, função mirror link e carregamento por indução do smartphone.