fbpx




A Ford anunciou o lançamento do Focus mais completo de sempre, desenvolvido pela divisão Ford Performance, com a introdução do ST Edition 1, preparado para as estradas e para as pistas.

Concebido para satisfazer os condutores entusiastas, dotado de uma capacidade de resposta de um modelo de competição para circuitos, mas proporcionando, ao mesmo tempo, o conforto de um automóvel familiar altamente equipado para as deslocações diárias, para a escola ou para o trabalho, o Focus ST Edition representa o que há de melhor em termos de desempenho prático e utilizável.

Disponível para encomenda em mercados específicos, obtém o seu distintivo Sports Technologies fruto de caraterísticas avançadas, tais como: um sistema de suspensão do tipo coilover, com regulação, preparado pela Ford Performance, que permite aos proprietários entusiastas aperfeiçoar a dinâmica de condução de acordo com as suas preferências pessoais; jantes de liga leve fabricadas através de um processo de formação de fluxo, também utilizado para fabricar componentes aeroespaciais. Travões dianteiros Brembo que asseguram uma travagem potente e consistente, a cada volta. Motor Ford EcoBoost de 2,3 litros e 280 CV para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e 420 Nm de binário para uma potente aceleração, qualquer que seja a mudança engrenada.


A suspensão regulável do Focus ST Edition é fornecida com uma configuração desenvolvida pela Ford Performance, testada exaustivamente por toda a Europa, nomeadamente no Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. O sistema de suspensão coilover regulável em duas vias, produzido pelos especialistas em desportos motorizados da KW Automotive, inclui carcaças de amortecedor de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento a pó. Rebaixado 10 mm à frente e atrás, em comparação com o Focus ST convencional, para maior equilíbrio e controlo, o cliente tem à sua disposição um ajuste adicional de 20 mm. As taragens das molas foram aumentadas em mais de 50 por cento em comparação com o Focus ST standard.

Doze regulações de compressão – o grau de movimento ascendente do amortecedor permitido quando a roda entra em contacto com um solavanco na estrada – e 16 regulações de recuperação – a velocidade a que o amortecedor regressa à posição após um movimento ascendente – proporcionam aos condutores do Focus ST Edition um nível de controlo ainda maior sobre a resposta em curva.


O Focus ST Edition é também fornecido com uma documentação técnica que fornece as regulações recomendadas para a suspensão para uma variedade de condições de condução – incluindo regulações específicas para o Nordschleife – de forma a ajudar os entusiastas da condução desportiva a aperfeiçoarem as suas experiências de condução. As jantes de liga leve de 19 polegadas reduzem a massa não suspensa em 10 por cento em cada extremidade do veículo.

São construídas utilizando um processo de formação de fluxo, que compacta a liga de alumínio para manter a resistência à tensão e aumentar a resistência ao impacto, utilizando menos material. O peso reduzido das jantes significa que podem mudar de direção mais rapidamente para se adaptarem ao perfil da superfície da estrada ou da pista, reforçando a aderência dos pneus Pirelli P Zero Corsa de elevado desempenho em aceleração, travagem e em curva.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade