Líder de vendas há 44 anos, a Ford F-150 ganha agora uma versão totalmente elétrica denominada Lightning que vai ser lançada em 2022 para lutar de igual para igual com a Tesla Cybertruck.
A marca da oval azul promete um preço de lançamento de 40 mil dólares, cerca de 33 mil euros, tornando este F-150 elétrica muito competitiva.
A F-150 Lightning surge numa configuração de dois motores (um por eixo, o que lhe permite ter tração integral) com versões de 432 e 571 cv e em ambos os casos 1051 Nm. Vai propor dois tamanhos de bateria, sendo que a mais potente alcança os 90 kWh de capacidade e que vão permitir uma autonomia entre os 368 e os 480 km, no ciclo americano EPA.
Segundo a marca norte-americana, a F-150 Lightning é capaz de fornecer energia a uma moradia durante três dias (considerando um consumo médio de 30 kWh/dia), a uma potência máxima de 9,6 kW na versão mais potente.
Segundo a marca, a versão de topo anuncia 0-96 km/h em 4,5 segundos e uma capacidade de reboque até 4536 kg. As baterias carregam a um máximo de 150 kW em corrente contínua e a 19,2 kW a corrente alternada. A 150 kW carrega de 15 a 80% da bateria em 41 minutos. Existem 11 tomadas disponíveis na pick-up elétrica: quatro na mala dianteira, quatro na caixa de carga e duas no habitáculo.
A ausência de um motor a combustão dianteiro permitiu ter uma bagageira suplementar com 400 litros de capacidade e impermeável. A pick-up estará disponível na variante de carroçaria maior SuperCrew com 5,89 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 2 m de altura, 3,70 m de distância entre eixos, uma altura ao solo de 226 cm e jantes de 18 polegadas de série. No interior há espaço para cinco ocupantes.