A Ford vai iniciar a comercialização do novo Explorer, o seu primeiro SUV 100% elétrico, em Portugal já em agosto.
Este novo modelo resulta de uma parceria com a Volkswagen, por isso tem por base a plataforma MEB, a mesma do VW ID.4, por exemplo.
O novo Ford Explorer chega ao mercado nacional em duas variantes — tração traseira e tração às quatro rodas —, e dois níveis de equipamento (base e Premium). Explorer Extendend Range traseira (RWD): 210 kW (154 cv) e 545 Nm, 0-100 km/h em 6,4s, bateria de 77 kWh (úteis), autonomia de 602-572 km; Explorer Extendend Range tração integral (AWD): 250 kW (340 cv) e 545 Nm, 0-100 km/h em 5,3s, bateria de 79 kWh (úteis), autonomia de 566-532 km.
Lá dentro, este modelo vai contar com um sistema de infoentretenimento SYNC Move, com um ecrã central de 14,6” que pode ser levantado e baixado numa curva de 30º.
De série, o Explorer conta ainda com bancos dianteiros desportivos aquecidos, função massagem no banco do condutor, carregamento de telemóvel sem fios, vários assistentes à condução como o Cruise Control Adaptativo Inteligente e o aviso de saída em marcha.
A versão Explorer Premium acrescenta um sistema de som B&O com 10 altifalantes, iluminação interior ambiente, LED com máximos automáticos, e um sistema Dynamic Matrix LED.
A marca anunciou apenas um preço para este modelo, o de entrada do Extended Range de tração traseira. Começa nos 53 mil euros já com campanha de lançamento.