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A E-Transit SuperVan 4.2 da Ford Performance será uma das estrelas da 101.ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak. A acelerar pelas 156 curvas que levam ao topo do monte está Romain Dumas, para mostrar os limites extremos da potência elétrica.


Esta versão refinada da SuperVan 4 foi completamente reconfigurada, não apenas visualmente mas também em termos aerodinâmicos.
Em causa está a sua capacidade para “rasgar” a atmosfera que rodeia o pico de 4.302 metros de altitude, e o incremento das forças descendentes, superiores a 1.995 quilos a 242 km/hora.


As principais funcionalidades aerodinâmicas incluem uma asa traseira e um divisor dianteiro em fibra de carbono para manter a estabilidade.

O chassis também foi “emagrecido” para melhorar o equilíbrio geral do protótipo e dar mais agilidade nas curvas sinuosas da pista.
E, com a montagem das bolsas de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD, é alcançada uma relação peso/potência ideal.


Com um motor à frente e dois atrás a darem tração integral, o conjunto motriz ebita 1.050 kW (1.428 CV) de potência. O chassis também foi devidamente afinado pela Ford Performance e a STARD com um sistema de travagem renovado com discos carbono-cerâmicos.


Jantes em magnésio forjado, pneus de competição Pirelli P Zero, veios de transmissão melhorados e um para-brisas Perspex em acrílico extrudido reforçam o seu dinamismo. O interior minimalista de um desportivo de competição dá o tom para a Ford E-Transit SuperVan 4.2 conseguir o melhor tempo na subida.

Ricardo Carvalho

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