Numa entrevista à Autocar, o número um da Ford Europa declarou que a produção vai terminar muito brevemente.
Se já sabíamos que o Ford Focus, um dos modelos mais conhecidos da marca da oval no nosso país e na Europa, deixaria de ser produzido em 2025 na fábrica alemã de Saarlouis, agora a má notícia confirma-se.
O número um da Ford Europa, Martin Sander, explicou que o Focus vai definitivamente desaparecer da oferta comercial da marca no Velho Continente: “Não há planos para expandir a produção do Focus”.
“Continuamos profundamente convencidos de que os veículos elétricos serão o futuro e veremos um aumento significativo dos volumes”, disse Sander, no que pode ser interpretado como um roteiro oposto ao de outros fabricantes.
O que é menos claro é o que acontecerá à fábrica alemã de Saarlouis, o atual produtor do Focus, que tem um futuro incerto com a descontinuação do modelo compacto. De acordo com os rumores, o fabricante de automóveis oval já está em conversações com potenciais compradores para a unidade de produção.
Sander antecipou a chegada de novos modelos a bateria, montados na fábrica espanhola de Almusafes (Valência): “Até ao final deste ano, teremos uma gama completa de veículos elétricos, tanto no segmento de passageiros como no segmento comercial.
A decisão de cessar a produção do compacto americano, que durante anos e anos deu à marca tão bons números de vendas, é surpreendente tendo em conta o fraco desempenho de vendas dos seus modelos 100% elétricos. A divisão dedicada aos modelos alimentados por baterias registou um prejuízo de 1,3 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) no primeiro trimestre de 2024.