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Foi vendido o Formula 1 mais importante da história

Os construtores de automóveis tinham poucas restrições de design nos primeiros anos da Fórmula 1, muito antes dos regulamentos rigorosos transformarem os carros em cópias uns dos outros.

A Mercedes-Benz aproveitou essa oportunidade em meados da década de 1950 para criar o W 196 R, um carro de corrida aberto que podia ser equipado com uma carroçaria aerodinâmica. Chamava-se Stromlinienwagen e, agora, a casa de leilões RM Sotheby’s está a vender um carro com um pedigree incrível.

O automóvel estreou-se nas corridas no Grande Prémio de Buenos Aires, em janeiro de 1955, com Juan Manuel Fangio a conduzir o chassis n.º 9 para uma vitória. O carro concluiria a sua carreira com outra vitória com Sir Stirling Moss ao volante, estabelecendo a volta mais rápida no Grande Prémio de Itália de 1955.

Inicialmente, a Mercedes-Benz ficou com os restantes 10 W 196 e manteve-os em ordem de marcha. No entanto, acabaria por doar quatro dos carros, incluindo o chassis n.º 9. O carro encontrou uma nova casa na Indianapolis Motor Speedway Foundation, onde permaneceu desde então, tendo sido objeto de duas repinturas durante a sua vida.

De acordo com a RM Sotheby’s, este é o único Stromlinienwagen alguma vez colocado à venda a um cliente privado e é um dos únicos quatro W 196 R’s conhecidos que tinham a carroçaria aerodinâmica no final da época de F1 de 1955. A RM avalia o seu valor “em mais de $55.000.000” (cerca de 52,4 milhões de euros às taxas de câmbio atuais).

O leilão surge apenas dois anos depois de um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé (um dos dois existentes) ter sido vendido por uns impressionantes 143 milhões de dólares, tornando-se no carro mais caro do planeta.
Por outro lado, o W 196 R agora em leilão não é tão raro, mas o seu historial de corridas é inigualável. Tendo em conta os últimos números alcançados em leilões deste tipo, não duvidamos minimamente que esta estimativa de valor esteja incorreta.

 

 

 

 

 

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