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Os construtores de automóveis tinham poucas restrições de design nos primeiros anos da Fórmula 1, muito antes dos regulamentos rigorosos transformarem os carros em cópias uns dos outros.

A Mercedes-Benz aproveitou essa oportunidade em meados da década de 1950 para criar o W 196 R, um carro de corrida aberto que podia ser equipado com uma carroçaria aerodinâmica. Chamava-se Stromlinienwagen e, agora, a casa de leilões RM Sotheby’s está a vender um carro com um pedigree incrível.

O automóvel estreou-se nas corridas no Grande Prémio de Buenos Aires, em janeiro de 1955, com Juan Manuel Fangio a conduzir o chassis n.º 9 para uma vitória. O carro concluiria a sua carreira com outra vitória com Sir Stirling Moss ao volante, estabelecendo a volta mais rápida no Grande Prémio de Itália de 1955.

Inicialmente, a Mercedes-Benz ficou com os restantes 10 W 196 e manteve-os em ordem de marcha. No entanto, acabaria por doar quatro dos carros, incluindo o chassis n.º 9. O carro encontrou uma nova casa na Indianapolis Motor Speedway Foundation, onde permaneceu desde então, tendo sido objeto de duas repinturas durante a sua vida.

De acordo com a RM Sotheby’s, este é o único Stromlinienwagen alguma vez colocado à venda a um cliente privado e é um dos únicos quatro W 196 R’s conhecidos que tinham a carroçaria aerodinâmica no final da época de F1 de 1955. A RM avalia o seu valor “em mais de $55.000.000” (cerca de 52,4 milhões de euros às taxas de câmbio atuais).

O leilão surge apenas dois anos depois de um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé (um dos dois existentes) ter sido vendido por uns impressionantes 143 milhões de dólares, tornando-se no carro mais caro do planeta.
Por outro lado, o W 196 R agora em leilão não é tão raro, mas o seu historial de corridas é inigualável. Tendo em conta os últimos números alcançados em leilões deste tipo, não duvidamos minimamente que esta estimativa de valor esteja incorreta.

 

 

 

 

 

Ricardo Carvalho

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