Revistacarros

Foi o carro do ano na China e não é só elétrico

Eleito carro do ano de 2024 na China, o Exlantix ET, é o topo de gama elétrico da Exeed, marca do Grupo Chery. Vai chegar aos principais mercados europeus nos próximos meses, para concorrer com o Tesla Model X e o Audi Q8 e-tron.

Com 4.955 mm de comprimento, 1.975 mm de largura e 1.698 mm de altura, para uma distância entre eixos de 3.000 mm, está disponível numa variante puramente elétrica com bateria de até 100 kWh de capacidade e uma autonomia máxima de 760 km, de acordo com o ciclo chinês, por um preço que começa nos 229.800 yuans (30.421 euros). Ou numa variante EREV, que adota uma arquitetura de 400 V e é equipado com um sistema extensor de autonomia de 1.5T, composto por um motor 1.5 turbo, dois motores elétricos e um conjunto de baterias de 43 kWh. A potência total é de 469 CV, anuncia uma autonomia elétrica de 200 km, enquanto os preços arrancam nos 189.800 yuans (25.120 euros).

Esta variante destaca-se ainda por possuir carregamento rápido, que atinge 104 kW de potência de pico, o que permite atingir 80% de carga em apenas 17 minutos.

O Exlantix ET possui vidros duplos, o que melhora o isolamento interior, e climatização tri-zona. Os bancos dianteiros possuem 16 níveis de ajuste elétrico, aquecimento, ventilação, massagem e funções de memória. O encosto dos bancos traseiros suporta ajuste elétrico e pode inclinar o encosto 39 graus, além de um longo etc. de elementos de conforto.

O sistema de condução autónoma é controlado por dois chips Nvidia Orin-X com uma potência computacional de 508 TOPS, e um total de 30 sensores, que permitem desfrutar de um elevado nível de condução autónoma.

Exit mobile version